Bragança terá o Primeiro Encontro Internacional de Gastronomia e candidatando-a à UNESCO

por: António Manuel Teixeira
Bragança terá o Primeiro Encontro Internacional de Gastronomia e candidatando-a à UNESCO
CM Bragança

Apostado em valorizar e preservar o património gastronómico, a inovação alimentar e em estreitar laços com referências internacionais na área, Bragança organiza o primeiro Encontro Internacional de Gastronomias do Mundo.

A iniciativa realiza-se "no âmbito da candidatura de Bragança à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na área da gastronomia", refere a autarquia, e conta com a participação de algumas cidades que já integram o projceto, nomeadamente Santa Maria da Feira, Braga, Idanha-a-Nova e, também, a cidade brasileira Belém do Pará e a japonesa Tsuruoka. Água Grande, de São Tomé e Príncipe, participa enquanto cidade observadora convidada.

São vários os momentos de "exposição de ideias, partilha de experiências, momentos culturais" e também os convidados do primeiro Encontro Internacional de Gastronomias do Mundo. O Presidente da Câmara Municipal destaca a importância da iniciativa para Bragança: “A Arte da Alimentação em Bragança -  Encontro Internacional de Gastronomias do Mundo”. Será um "momento de debate e partilha de conhecimentos de extrema relevância para o nosso território, uma vez que a gastronomia é um dos nossos activos mais importantes a nível nacional e além-fronteiras". Hernâni Dias sublinha que se trata de uma área que "está em constante evolução, importa saber preservar o património existente, mas também acompanhar o desenvolvimento e partilhar experiências com outras culturas e referências da gastronomia internacional".

Está em curso a candidatura Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Gastronomia, e continuamos a trabalhar para que Bragança seja um destino criativo de excelência

O programa do “Encontro Internacional de Gastronomias do Mundo” é composto por quatro seminários com diferentes perspectivas, designadamente: a importância do sector da cultura e da criatividade para o desenvolvimento sustentável; a inovação e criatividade na cozinha tradicional; a experiência de cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO e a candidatura de Bragança à rede de Cidades Criativas da UNESCO.

No primeiro dia do Encontro, 02 de Junho, o debate sobre “A Importância da Gastronomia, da Cultura e da Criatividade para o Desenvolvimento Sustentável” onde "cabem temas como o ensino e a investigação da gastronomia; a gastronomia como elo de ligação de viajantes, de turistas e do diálogo intercultural; a importância das Confrarias Gastronómicas para a promoção e valorização da cultura e da gastronomia, bem como a gastronomia transmontana" e a ligação a outros temas da Rede de Cidades Criativas.
Pelas 15:00, analisa-se o papel da gastronomia no desenvolvimento do território e no turismo e privilegia-se a partilha de experiências das cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO. Participam nesta intervenção as cidades-membro portuguesas de Idanha-a-Nova, Braga e Santa Maria da Feira e também Belém do Pará (Brasil), Tsuruoka (Japão) e Água Grande de São Tomé e Príncipe, enquanto cidade observadora convidada.

No segundo dia, às 10:00, o Chef Óscar Geadas, brigantino e vencedor de Estrelas Michelin, a Chef Daniela de Oliveira Leal Martins (Belém do Pará - Brasil) e a Chef Vilma da Cunha (Água Grande de São Tomé e Príncipe) partilham a sua visão e experiência sobre a importância da inovação e criatividade na gastronomia tradicional.

A fechar o programa do Encontro Internacional de Gastronomias do Mundo, a última apresentação, às 11:30, é dedicada a uma perspetiva de futuro com a  apresentação da candidatura de Bragança à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, as linhas gerais da candidatura e as atividades complementares.

A sessão de encerramento, prevista para as 12:15, fica a cargo de Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

“A arte da Alimentação em Bragança -  Encontro Internacional de Gastronomias do Mundo” prevê, também, a realização de mostras gastronómicas e momentos culturais.
O programa completo está disponível aqui

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways