Turismo do Porto e Norte de Portugal cresce acima da média nacional

por: Zita Ferreira Braga
Turismo do Porto e Norte de Portugal  cresce acima da média nacional
Turismo Norte Gonçalo

 A actividade turística no destino Porto e Norte de Portugal continua em franco crescimento com um aumento na ordem dos 11,2%.

A actividade turística no destino Porto e Norte de Portugal continua em franco crescimento, tendo-se registado no passado mês de Novembro um aumento de dormidas na ordem dos 11,2 por cento, ou seja, acima do registo nacional.
Estes números consolidam uma tendência que se vem verificando desde o início de 2019, sendo que a média de crescimento neste indicador situa-se na ordem dos 9,5 %.

Com os dados conhecidos até Novembro, o destino Porto e Norte de Portugal já ultrapassou as 10 milhões de dormidas desde o início do ano de 2019, estando ainda por apurar os dados do passado mês de Dezembro, época de festas de Natal e Ano Novo e grande fluxo turístico, o que deve melhorar consideravelmente os registos já conhecidos.


Luís Pedro Martins, presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), sublinha “a consistência dos números de crescimento ao longo do ano de 2019, com resultados excelentes até mesmo fora daquilo que se convencionou chamar de época alta”.
Para isso muito tem contribuído a conquista de novos mercados, “com destaque para os norte-americanos, canadianos e brasileiros, que gozam o principal período de férias em contraciclo com os mercados tradicionais”.

São mercados que estão a descobrir este destino e que se revestem de grande importância, para melhorarmos indicadores importantes como são o índice da sazonalidade, estada média e proveitos”, refere o presidente da TPNP.


A provar esta realidade estão os números do crescimento de dormidas de não-residentes, indicador em que o Porto e Norte de Portugal encabeça o ranking de crescimento no mês de novembro, com uma percentagem de 12,8 por cento e um aumento médio desde o início de 2019 de 11,7 por cento.


No que diz respeito ao mercado nacional, em Novembro, o Porto e Norte foi o destino com maior procura (317 mil dormidas), num crescimento de 9,3% por cento, representando o segundo melhor registo nacional neste indicador em todo o ano.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade