Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, “uma referência do Turismo em Portugal” festejou 60 anos

por: Zita Ferreira Braga

Neste dia 11 de Dezembro, a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, uma das doze escolas profissionais do Turismo de Portugal, festejou 60 anos.


Inaugurada a 10 de Dezembro de 1958 com a designação de Escola Profissional da Indústria Hoteleira de Lisboa, é a “mais antiga escola de turismo e hotelaria do país, contando com inúmeros casos de sucesso entre os seus alunos, muitos dos quais fazem hoje a diferença nas empresas onde trabalham ou que entretanto criaram”.


Estruturalmente vocacionada para cursos de Especialização, pós-secundários, com um ano e meio de duração, apresenta uma ampla gama de programas, nas áreas de Gestão de Produção de Cozinha, Gestão e Produção de Pastelaria, Gestão de Restauração e Bebidas e Gestão de Alojamento e Turismo Cultural e Patrimonial, lecionados em português e inglês.

Com uma localização privilegiada na cidade de Lisboa,  “integra ainda um hotel de aplicação - o Hotel da Estrela - onde a componente prática dos cursos é desenvolvida em contexto real de trabalho”.

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, na sua intervenção lembrou que “a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa é uma referência no Turismo em Portugal e tem sabido adaptar-se à evolução dos tempos, sabendo adaptar e modernizar a sua oferta formativa aos desafios do presente e do futuro. Se Portugal é o Melhor Destino do Mundo é graças às pessoas que trabalham no turismo e à formação que a EHT de Lisboa e as escolas em Portugal têm dado a milhares de alunos”.


Por seu lado, Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, afirmou que  “a Escola de Lisboa é um exemplo de renovação e resiliência: ao longo de 60 anos soube reinventar-se assumindo um papel estruturante na formação de profissionais do sector da hotelaria e turismo, mantendo o foco na inovação, na excelência e na exigência indispensáveis ao sucesso nesta área. É um enorme motivo de orgulho que uma instituição com esta longevidade mantenha os olhos postos no futuro, criando programas de formação pertinentes e actuais que lhe asseguram um lugar de destaque, contribuindo de forma efectiva para o fortalecimento do sector do Turismo enquanto motor de desenvolvimento económico e social de Portugal"

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade