Monstra à solta em Lisboa já no princípio de Março

por: Zita Ferreira Braga

De 08 a 18 de Março a “Monstra”,  este ano com o slogan, “11 days de non-stop animation”.

 

Os cinemas São Jorge, City Alvalade e Ideal acolherão este  festival  de Cinema de Animação que este ano tem como convidado a Estónia.

Na manhã de hoje, 01 de Fevereiro,Fernando Galrito apresentou na Escola de Hotelaria de Lisboa a programação deste festival de cinema de animação que traz a Lisboa nomes sonantes da animação como Paul Drissen, Priit Parn e outros.


O Festival de Animação de Lisboa vai decorrer de 08 a 18 de Março, com mais de 500 filmes para crianças e adultos, a exibir sobretudo no Cinema São Jorge, embora estejam previstas sessões também no City Alavalade e no Cinema Ideal, e exposições no Museu da Marioneta.

Na apresentação, Fernando Galrito, dorector do Monstra, destacou a escolha da Estónia como país convidado – o primeiro país europeu a fazer filmes em estereoscopia – com a exibição de 140 obras e a presença de realizadores como Priit Parn, Kaspar Jancis e Priit Tender.

Ainda sobre a produção estónia, o festival convidou o realizador Riho Unt a apresentar em Lisboa “Maria e os Sete Anões”, dos estúdios Nukufilm.

O Monstra ficará ainda marcado pela antestreia de Early Man - A Idade da Pedra, do premiado autor britânico Nick Park que estará em Lisboa para a apresentação do filme.

Fernando Galrito referiu ainda a estreia de “A Origem do Som,” acompanhado com a exposição do storyboard do filme, que o realizador holandês Paul Driessen virá também mostrar em Lisboa.


Do cinema português, que o director do festival disse estar com uma presença recorde, reflexo da vitalidade da produção nacional, farão parte obras como “Os 4 Estados da Matéria”, primeiro filme de Miguel Pires de Matos, e mais de uma dezena de produções em competição, nomeadamente de André Ruivo, Joana Toste, Catarina Sobral, Marta Monteiro e Paulo Patrício.


Da competição de longas-metragens fazem parte, por exemplo, The Breadwinner, de Nora Twomey, que está nomeada este ano para os Óscares; Have a Nice Day, do chinês Liu Jian; e The Oddsockeaters, da checa Galina Miklinova.


Habitualmente, o festival dedica atenção ao Japão, desta vez com retrospectivas do cinema de Kunio Kato e Koji Yamamura, dois autores premiados com Óscares e que estarão em Lisboa.

Haverá ainda um programa com "grandes obras de arte da História do Cinema de Animação", como Yellow Submarine, de George Dunning, O Planeta Selvagem, de René Laloux, e Belleville Rendez-Vous, de Sylvain Chomet, convidado do festival.

O Monstra vai ainda recordar os dez anos da produtora Sardinha em Lata, e associa-se aos 70 anos do Hot Clube de Portugal, com uma sessão de cinema de animação e jazz ao vivo.

O festival volta a ter um programa específico para os mais novos, o Monstrinha, com filmes repartidos por vários níveis de ensino, dos três aos 13 anos, e alarga-se para outras localidades, nomeadamente Barreiro e Almada.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways