Doc Lisboa 17 encerra coma exibição de “Era uma vez Brasília” de Adirley Queirós

por: Zita Ferreira Braga

O festival de cinema Doc Lisboa 2017 encerra neste sábado com a entrga de prémios e a exibição em estreia portuguesa do filme de Adirley Queirós, “Era uma vez Brasília”.

 

O grande auditório da Culturgest acolhe nesta noite de sábado o encerramento de mais uma edição do festival Doc Lisboa, com a entrega de prémios e a exibição do filme de Adirley Queirós, que estará presente, “Era uma vez Brasília”.

“Era uma vez Brasília” conta a história do o agente intergaláctico WA4 que em 1959 recebe uma missão: vir para a Terra e matar o presidente da República, Juscelino Kubitschek, no dia de inauguração de Brasília. A sua nave perde-se no tempo e aterra em 2016, em Ceilândia.
Um tema estranho como estranhos ou pelo menos incomuns foram os temas de alguns filmes apresentados nesta edição do Doc Lisboa.

“Ramiro” de Manuel Mozos, que abriu o festival em estreia internacional, era um filme com um tema de quotidiano de alguém que precisava ultrapassar-se para alcançar um objectivo, a edição do seu livro.

“End of Life” de John Bruce aborda de uma forma profunda e por vezes angustiante o fim da vida, o limite com o fim já próximo e à vista. Estranho. Muito boa realização.


“The Wild Frontier”, um filme de quatro horas leva-nos ao inferno do campo de refugiados de Calais e é um filme sufocante, que retrata a tragédia de vidas que procuram o melhor para as suas vidas e só encontram o péssimo.


O festival encerra com um filme brasileiro que faz a sua estreia em Portugal, “Era uma vez Brasília” de Adirley Queirós.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade