Judaica, Mostra de Cinema e Cultura chega no fim do mês de Março

por: Zita Ferreira Braga

A 5ª edição da Judaica – Mostra de Cinema e Cultura está de regresso em quatro localidades, e conta com um programa variado, comissariado por Rui Tendinha, com duas antestreias nacionais, duas dezenas de filmes, debates, concertos, fotografia, gastronomia e literatura.

 

A Judaica arranca em Lisboa a 28 de Março, no Cinema São Jorge, com um dos filmes mais esperados do ano – “Negação”.
A prestigiada historiadora Deborah E. Lipstadt luta em tribunal pela verdade histórica quando o polémico negacionista do Holocausto, David Irving, a processa por difamação. Do elenco constam Rachel Weisz e ainda alguns gigantes do cinema inglês como Timothy Spall e Tom Wilkinson.

No dia 29 de Março será a vez de um debate em torno do acutilante tema do filme: Negacionismo, Pós-Verdade: Defender o Indefensável? com a participação de Esther Mucznik, Pedro Aires Oliveira e Renato Barroso e moderação de Cláudia Ninhos.

Destaque também para a abertura em Cascais com a antestreia de “O Jovem Karl Marx” do realizador Raoul Peck, que teve honras na Berlinale Special.


Em 1844 Marx conhece o jovem e rico Friedrich Engels. Juntos irão fundar o movimento operário, que constituirá a origem da maior transformação do mundo desde o Renascimento.

Já “Indignação”, de James Schamus, é mais um acontecimento desta Judaica. Será talvez a única oportunidade de ver em sala a adaptação do romance homónimo de Philip Roth, que não vai estrear em Portugal.

Marcado pelas grandes interpretações de Sarah Gadon e Tracy Letts, “Indignation” foi um dos filmes com maior hype no Festival de Berlim de 2016. Em Lisboa é apresentado por Richard Zimler.


Ao longo dos restantes dias da Mostra será exibido um conjunto excepcional de filmes de todo o mundo, também sem estreia comercial, entre os quais; “Operação Antropóide”, com Cillian Murphy e Jamie Dornan (As Cinquenta Sombras de Grey) como protagonistas; “Lou-Andreas Salomé - A Vida de uma Filósofa”, e o delicioso “O Rei do Once” do multipremiado Daniel Burman.


Grande surpresa para o encerramento com “A Guerra dos 90 Minutos”, falso-documentário israelita em que o estádio de Leiria é o palco onde o conflito entre Israel e a Palestina se irá resolver num jogo de futebol entre as duas selecções, e com Pêpê Rapazote a interpretar o árbitro. A sessão conta com a presença do realizador, Eyal Halfon, e do produtor Assaf Amir.


Nos documentários, menção especial para o humor com um filme sobre Jerry Lewis, “O Homem por detrás do Cómico”, apresentado por João Lopes e “O Último a Rir”, com a participação dos maiores nomes da comédia norte-americana, apresentado por Francisco José Viegas. Destacamos também o “Rabino Wolff”, cinebiografia cheia de optimismo, deste rabino com 90 anos, que estará presente na sessão.

As sessões especiais não faltam nas quatro localidades.
De salientar em Belmonte a presença de João Schwarz, neto de Samuel Schwarz, numa Mesa Redonda sobre a obra do seu ilustre avó, em Cascais um concerto pelo prestigiado Moscow Piano Quartet, com um programa de música clássica de compositores judeus, e como já é habitual, a Feira do Livro da Leya, a gastronomia Kosher com destaque para o húmus e os bagels, e diversos produtos à venda.


Em Belmonte e Castelo de Vide, a Judaica prolonga-se durante um mês inteiro com sessões de cinema aos sábados à noite, oferecendo desta forma uma oportunidade de cativar o público, nacional e estrangeiro.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways