FESTin propõe um domingo de cinema para grandes e pequenos

por: Zita Ferreira Braga

O FESTin-Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que desde o dia 04 de Maio está instalado no Cinema São Jorge, propõe para este domingo um dia de cinema para miúdos e graúdos.

Estando a exibir longas e curtas em competição desde o dia 04, a organização decidiu dedicar o domingo dia 08 às famílias.

Deste modo a programação, que começa pelas 11:00 apresenta a Mostra Festinha, com a exibição de curtas estórias para crianças acima dos três anos. São pequenos filmes vindos do Brasil e de Portugal que certamente divertirão os miúdos.

Pelas 14:00 há uma Oficina ministrada por Alice Campos e Raquel Pacheco, onde se falará  de "Cinema, Educação e Comunicação Comunitária".

Pelas 16:00, para meninos a com mais de seis anos é a vez das "Minhocas", de Paulo Conti e Arthur Nunes.
E a partir desta hora a programação é dirigida ao mais velhos.

"Maresia" de Marcos Gutman é exibido pelas 17:00. Uma história que mistura passado e presente, falso e verdadeiro. Filme teve a estreia mundial no Festival de Montreal e foi seleccionado para o Festival de Havana.


"Central" vindo do Brasil e realizado por Tatiana Seger e Renato Dornelas será exibido pelas 18:30, na sala 3 e "Fome" de Cristiano Burlani estará pelas 19:00 na Sala Manoel de Oliveira. Protagonizado por Jean-Claude Bernardet, "Fome" arrecadou o Prémio de Som, e o Prémio Especial do Juri para Jean-Claude Bernardet no festival de Brasília, 2015.

Pelas 20:30 é exibido na Sala 3 o filme "Clarisse ou Alguma coisa sobre nós dois" de Petrus Cariry e a Sala Manoel de Oliveira acolhe pelas 21:30, "Ausência" de Chico Teixeira. A história de um menino que tem de crescer sem o pai e cuidando do resto da família incluindo a mãe.


E este domingo de FESTin termina com a exibição, na sala 3, pelas 22:15, de "Deportados" um filme caboverdiano realizado por Paulo Cabral.Um documentário sobre o drama dos jovens, nascidos e criados nos Estados Unidos, deportados para as ilhas e a dificuldade de adaptação e sobrevivência na terra dos seus pais.

O FESTin continua no Cinema São Jorge até dia 11, exibindo filmes oriundos de países de língua portuguesa.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade