A 6ª edição do Córtex presta homenagem ao britânico Terence Davies

O Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra, regressa ao Centro Olga Cadaval em Sintra, de 18 e 21 de Fevereiro de 2016, para a sua 6ª edição que será dedicada ao britânico Terence Davies.

Natural de Liverpool, o realizador Terence Davies (n.1945) começou o seu trabalho com uma trilogia que levou cerca de 10 anos a ser finalizada e que é apresentada na sessão de abertura do Córtex 2016, dia 18 de Fevereiro, no formato original de 35mm: "Children", "Madonna and Child" e "Death and Transfiguration".

"Como vem sendo habitual, o Córtex inaugura a sessão de abertura com as primeiras obras de um realizador que consideramos ter um percurso notável no formato da curta metragem. (...) À sexta edição resolvemos programar sobre a infância de Terence Davies, uma infância auto-biográfica que afecta todo o percurso da vida adulta até à morte", lembram Michel Simeão e José Chaíça, directores do Córtex.


Claire Barwell, produtora do filme "Death and Transfiguration" marcará presença em Sintra para apresentar a trilogia de Terence Davies e, enquanto realizadora, conduzir uma palestra sobre o papel da mulher no cinema.
"Women in Film, a personal and political perspective from the UK" propõe-se a reflectir sobre a necessidade contínua de uma maior representação das vozes e da perspectivas das mulheres no cinema e terá lugar no MU.SA


A convite do Córtex, o Motovun Film Festival, na Croácia, programa a secção Hemisfério, dando assim a aconhecer ao público português a cinematografia croata.
Deste modo, serão exibidas cinco curtas-metragens deste país.

A Competição Internacional é composta por 14 curtas-metragens, mais filmes do que a edição anterior, e na Competição Nacional serão exibidas 16 curtas, todas produzidas em 2015.
De salientar que para esta edição foi recebido um número recorde de inscrições.

Pelo segundo ano consecutivo, a MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa, alia-se ao Córtex para programar o Mini-Córtex, secção destinada ao público infantil, em sessões para escolas e para pais e filhos.

Neste programa, serão apresentados 10 filmes portugueses e internacionais. Pela primeira vez, os alunos das escolas do ensino básico do concelho de Sintra, presentes nas sessões, poderão votar no seu filme favorito. Além das curtas-metragens, faz parte da programação do Mini-Córtex um workshop de cinema de animação para Pais e Filhos.

O painel de júri desta 6ª edição do Festival Córtex é composto pela actriz Joana Santos, o montador de cinema João Braz, a produtora de cinema Joana Ferreira e o croata Igor Mirković, director do Motovun Film Festival.
O Córtex realiza-se de 18 a 21 de Fevereiro, em Sintra, com sessões no Centro Olga Cadaval e as actividades paralelas no MU.SA.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade