Realizadores portugueses presentes no primeiro festival Filmadrid

por: Zita Ferreira Braga

O filme "Cavalo Dinheiro", de Pedro Costa, abrirá a 05 de junho a primeira edição do festival de cinema FILMADRID, em Espanha, e o encerramento será com dois filmes de Manoel de Oliveira, cineasta que será homenageado.

De acordo com a organização, Pedro Costa estará em Madrid para apresentar "Cavalo Dinheiro", premiado filme protagonizado por Ventura e que foi seleccionado para a competição internacional.


A Manoel de Oliveira, que morreu a 02 de Abril aos 106 anos, será prestada uma homenagem com a exibição, na cerimónia de encerramento, a 13 de junho, de "Visita ou Memórias e Confissões", filme rodado nos anos oitenta e só agora mostrado por indicação deixada pelo cineasta, e a curta-metragem "O velho do Restelo".
Definido como um "festival para mostrar o melhor cinema independente, de autor" e alimentar "a cultura cinéfila dos madrilenos", o FILMADRID é dirigido por Fernando Vílchez e Nuria Cubas e conta com várias secções competitivas e não competitivas.


Na competição internacional, além de "Cavalo Dinheiro", será também exibido "Songs from the north", documentário da realizadora Soon-Mi Yoo, uma co-produção entre Coreia do Sul, Portugal e Estados Unidos.

Da programação fazem ainda parte o documentário experimental "Encounters with landscapes 3x", de Salomé Lamas, e "A caça revoluções", de Margarida Rêgo, ambos fora de competição.

Pedro Costa e Salomé Lamas participarão ainda em encontros programados com estudantes de cinema.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways