Cinemateca presta homenagem a Manoel de Oliveira

por: Zita Ferreira Braga

Depois da exibição de "Douro Faina Fluvial, no dia da partida de Manoel de Oliveira, a Cinemateca programou a exibição de outras longas do cineasta no dia 06 de Abril

 

O filme inédito de Manoel de Oliveira, "Visita ou Memórias e Confissões", realizado em 1982 e depositado na Cinemateca com a indicação explícita do autor para que fosse apresentado como filme póstumo, será exibido brevemente em data a anunciar.
O programa de dia 06 na Cinemateca será como segue:


Sala M. Félix Ribeiro | Seg. dia 06 pelas 15:30

"O Passado e o Presente"de Manoel de Oliveira
com interpretação de Maria de Saisset, Bárbara Vieira, Pedro Pinheiro, Manuela de Freitas, Duarte de Almeida
Adaptado de uma peça de Vicente Sanches, "O Passado e o Presente" é um dos mais discutidos filmes de Oliveira e um dos seus trabalhos mais próximos do humor feroz de Luis Buñuel.
Uma sátira social sobre uma mulher obcecada pelas memórias dos maridos defuntos e que não consegue amar os maridos vivos.
A morte do segundo vem fazer reviver uma série de situações, juntando o macabro e o grotesco. O grande "necrofilme português" como lhe chamou João César Monteiro.


Sala M. Félix Ribeiro | Seg. 06, pelas 19:00

"O Quinto Império – Ontem Como Hoje"de Manoel de Oliveira
com Ricardo Trêpa, Luís Miguel Cintra, Glória de Matos, Miguel Guilherme
Baseado na peça de José Régio "El Rei Sebastião" (1949), a trama gira em torno da figura do Rei, do homem e da mítica personagem do encoberto, que faz igualmente parte da mitologia muçulmana, na crença de que uma manhã de nevoeiro o verá regressar num cavalo branco. "Contra modos e tempos, silêncios e reservas, Oliveira nunca deixou de o proclamar [a José Régio] primus inter pares, valorização atribuída a Fernando Pessoa. (...) Manoel de Oliveira diz que 'este é o meu filme mais esperançoso.' De profundis, não sou eu quem o contradirá" (João Bénard da Costa).

Sala M. Félix Ribeiro | Seg. 06, pelas 21:30 Sessão especial de homenagem

"Francisca"de Manoel de Oliveira
com Teresa Meneses, Diogo Dória, Manuela de Freitas, Mário Barroso, João Guedes
"Francisca" é o filme da última heroína da "tetralogia dos amores frustrados" (interpretada por Teresa Meneses). Oliveira filma a partir do romance "Fanny Owen" de Agustina Bessa-Luís, escrito com base em factos verídicos (Porto, século XIX, círculo intelectual e boémio de que fazia parte Camilo Castelo Branco).
"Francisca" é um filme de espelhos e reflexos. Uma das obras máximas de Oliveira.
A Associação Portuguesa de Realizadores associa-se a esta Homenagem

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways