"Cambodja 2099" vence Curtas de Vila Conde

por: Zita Ferreira Braga

"Camboja 2099", do francês Davy Chou, venceu o Grande Prémio da 22.ª edição do Curtas de Vila do Conde. Na competição nacional, o prémio foi para "O Triângulo Dourado", de Miguel Clara Vasconcelos

.

O público, por seu lado, escolheu "Panique au Village: la bûche de Nöel", de Vincent Patar e Stéphane Aubier, que arrecadou também o galardão de melhor curta-metragem europeia e assim a nomeação directa para os Prémios do Cinema Europeu 2014.


"Camboja 2099" já tinha sido uma das 11 curtas nomeadas em Abril para a Quinzena dos Realizadores de Cannes. A película conta a história de "dois amigos que começam a conversar sobre os sonhos que tiveram na noite anterior. Um teve um pesadelo, o outro sonhou com Cambodja no final do século XXI".


Filmada em três dias, a curta foi descrita pelo próprio jovem realizador francês, de 30 anos e com raízes cambodjanas, como um "projecto de última hora" com "um orçamento curto", feito "com a ajuda de muitos amigos e colegas".

O  Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde que terminará neste domingo, premiou na ficção internacional, "Person to Person", de Dustin Guy Defa; no documentário "El Palacio", de Nicolás Pereda, foi o premiado; e na Animação, o prémio foi para "Niebiesky Pokój", de Tomasz Siwinski.


Na categoria de vídeos musicais "Far from everythnig - White Haus", de Vasco Mendes, foi o premiado e na competição experimental "Hacked Circuit", de Deborah Stratman.

No Curtinhas, as crianças dos seis aos 12 anos escolheram "Captain Fish", do francês John Banana

 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways