Na primeira cimeira dedicada à descarbonização das viagens de cruzeiro, em Génova, os líderes da indústria pediram aos governos apoios e investimentos para alcançar as metas de descarbonizações para 2050.
Na cimeira europeia da Cruise Lines International Association (CLIA), em Génova, os líderes da indústria discutiram projectos e inovações no sector. As empresas de cruzeiros estão a desenvolver esforços e a fazer investigações, de modo a serem mais sustentáveis e a reunir os objectivos delineados para 2050, a descarbonização.
“A indústria de cruzeiros comunga da visão dos governos europeus no que diz respeito a uma economia azul sustentável. A indústria está a redobrar os seus esforços e encontra-se em condições de cumprir as suas promessas. É necessário um apoio claro da classe política para garantir o desenvolvimento e a acessibilidade das infraestruturas adequadas e fazer com que os incentivos apropriados possam assegurar o desenvolvimento e o fornecimento de soluções marítimas sustentáveis”, explica Pierfrancesco Vago, presidente executivo da MSC Cruises e presidente global da CLIA, na abertura da cimeira.
“A indústria de cruzeiros já tomou medidas firmes e sólidas para alcançar os seus objectivos de descarbonização e, colectivamente, está empenhada no seu cumprimento. A indústria de cruzeiros está a promover a inovação da indústria marítima europeia, e é fundamental ajudar a UE a dar os passos necessários para a descarbonização. Importa referir que, neste momento, precisamos de um quadro legislativo claro para incentivar o investimento e a inovação que serão necessários para o sector atingir, até 2030, os 55 objectivos traçados pela UE e, em última análise, as nossas ambições até 2050” acrescenta ainda Marie-Caroline Laurent, diretora-geral da CLIA.
Potenciais combustíveis alternativos e tecnologias para o sector foram abordados por várias entidades, tais como, um painel de linhas de cruzeiro, estaleiros, fabricantes, operadores portuários e produtores de combustível. Tudo num esforço colectivo para atingir zero emissões.
A produção de combustíveis marítimos renováveis ainda é bastante limitada e canalizada para outros meios de transporte. O sector pede investimento para garantir futuros combustíveis fósseis.
“As infraestruturas portuárias são ainda outro ramo de extrema importância, onde o investimento publico é também crucial” refere Pierfrancesco Vago.
“Os esforços do sector são fundamentais para o seu futuro na Europa, dado que a indústria de cruzeiros pretende tornar-se a forma mais sustentável de turismo, reduzindo as emissões marítimas e portuárias e implementando integralmente o conceito de circularidade de resíduos” concluiu Marie-Caroline Laurent.