O Porto de Lisboa conquista lugar de organizador da Cruise Europe Conference.
O Porto de Lisboa foi eleito pela primeira vez pela Cruise Europe, como organizador do evento internacional Cruise Europe Conference, com duração de três dias no ano 2023 e reunindo os stakeholders de destaque do sector, incluindo mais de 150 convidados de 20 países.
À medida que esta actividade toma o seu retorno a nível global, o Porto de Lisboa tem vindo a implementar um leque de recursos de qualificação ambiental das operações portuárias, bem como uma fortificação na relação com os núcleos urbanos próximos.
A Cruise Europe Conference consiste numa conferência anual com base na Cruise Europe com finalidade de promover o desenvolvimento e a qualificação das actividades de cruzeiro na região.
Foi criada em Copenhaga em 1991, na época com 27 membros onde actualmente conta com um total 140 por 20 países, tendo sido a primeira associação de indústria do sector na Europa.
O Porto de Lisboa inseriu-se à Cruise Europe no decorrer da primeira Assembleia-Geral em Amsterdão, e assim como o Porto de Leixões, ambos integram a Região da Europa Atlântica.
Desta forma, o Porto passará a ter um reconhecimento, valorização e posteriormente expansão, que para o vogal da Administração Porto de Lisboa (APL) “esta vitória é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a fazer no setor dos Cruzeiros. Este evento faz parte da estratégia de valorização e qualificação da indústria de cruzeiros na cidade de Lisboa”.
Ricardo Medeiros da APL, refere ainda as parcerias envolto do cais, bem como o seu curso, envolvendo “campanhas de monitorização da qualidade do ar e da água na área de influência do terminal de cruzeiros, a implementação de soluções de Onshore Power Suply aos navios que escalam o Porto de Lisboa e o estudo, em curso, de avaliação dos impactes ambientais da actividade são outros tantos passos neste caminho.”
Uma eleição com sabor a satisfação e celebração por partes dos operacionais desta área do sector, que vão poder alargar a sua imagem a outros níveis.