CP assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

por: António Manuel Teixeira
CP assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres
CP - Comboios de Portugal

No dia dedicado à eliminação da violência contra as mulheres, assinalado a 25 de Novembro, a CP – Comboios de Portugal apresenta a campanha “Que o Silêncio Nunca Seja o Próximo Destino”.

Trata-se de uma iniciativa marcante que procura dar voz às mulheres vítimas de violência doméstica e fomentar uma reflexão urgente sobre a necessidade de erradicar esta realidade.

A campanha pretende transmitir uma mensagem poderosa de consciencialização, posicionando o Alfa Pendular como um espaço de segurança e reflexão. A partir de hoje e durante um mês, todos os lugares dos comboios Alfa Pendular terão uma mensagem impressa, cada uma acompanhada por fotografias artísticas criadas exclusivamente para a campanha. As imagens e mensagens visam quebrar o silêncio que perpetua o ciclo da violência, incentivando os passageiros a apoiar as vítimas e a refletirem sobre o seu papel na erradicação deste flagelo.

 

Uma colaboração de mulheres inspiradoras
Para dar rosto e profundidade à campanha, a CP conta com a colaboração da fotógrafa Adriana Santos e da psicóloga Ana Isabel Terra, cujas trajetórias profissionais e experiências pessoais dão vida à mensagem central da iniciativa.

Adriana Santos, médica no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, nos Açores, e fotógrafa, é conhecida pelo seu trabalho de retrato e também causas sociais. Com um olhar clínico e artístico, Adriana tem captado imagens que refletem a força, resiliência e vulnerabilidade humanas. “Como médica, tenho acompanhado de perto mulheres em situações de vulnerabilidade extrema e estas fotografias são a minha forma de amplificar as vozes que, muitas vezes, permanecem silenciadas". Acrescentou que ter trabalhado com a Ana Isabel Terra foi "essencial para criar imagens que traduzissem não só a dor, mas também a força e a possibilidade de um futuro diferente. A CP demonstrou uma enorme sensibilidade e visão ao promover uma campanha tão significativa”.

Por sua vez, Ana Isabel Terra, psicóloga que trabalha com mulheres vítimas de violência doméstica, traz uma perspetiva íntima e autêntica ao projecto. “Todos os dias vejo como o silêncio pode ser a maior prisão para quem vive numa relação abusiva". Depois de Adriana lhe explicar o propósito desta campanha e que "a CP estava envolvida aceitei imediatamente". Esta campanha é mais do que uma iniciativa visual, "é uma mensagem de esperança e encorajamento para todas as mulheres que, por vezes, pensam que não têm saída. Retratar essas histórias foi um desafio emocional, mas também uma oportunidade para mostrar que há luz no fim do túnel”, explica a psicóloga.

 

O papel da CP – Uma mensagem de responsabilidade social
A Vice-Presidente da CP, Isabel Ribeiro, salienta o compromisso da empresa com causas de impacto social: "Na CP reconhecemos a nossa responsabilidade de ir além do transporte. A campanha ‘Que o Silêncio Nunca Seja o Próximo Destino’ reflecte o nosso compromisso em dar voz a quem, muitas vezes, permanece invisível".

O slogan da campanha "relembra-nos que a violência perpetua-se no silêncio. Queremos inspirar vítimas e testemunhas a romperem com esse silêncio, a denunciarem e a procurarem ajuda". A colaboração da Adriana Santos e da Ana Isabel Terra trouxe "uma autenticidade única a este projecto, mostrando que, em cada imagem, há uma mensagem de força e superação". Na empresa afirma que assumem o papel "como agentes de mudança e esta campanha é mais uma prova de que podemos ser uma força motriz na defesa dos direitos humanos", acrescenta a Vice-Presidente.

 

Fotografias que contam histórias
As imagens criadas não são meros elementos visuais. Cada fotografia foi concebida "para provocar uma reacção emocional e inspirar acção". Retratos e cenários que sugerem o isolamento e o silêncio impostos pela violência, as fotografias criadas por Adriana Santos e Ana Isabel Terra traduzem o objectivo da campanha: "transformar uma viagem num momento de introspecção e acção".

 

Impacto social através do transporte
Ao associar o Alfa Pendular – símbolo de segurança e conforto – a uma causa tão relevante, a CP dá "um exemplo poderoso de como as empresas podem utilizar os seus recursos para impulsionar mudanças sociais positivas".

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways