A 43ª edição do Festival de Gastronomia regressa a Santarém com o "Troféu Portugal"

por: António Manuel Teixeira
A 43ª edição do Festival de Gastronomia regressa a Santarém com o "Troféu Portugal"
Feira Nacional Gastronomia

O “Troféu Portugal” é nome do concurso que coloca à prova oito cozinheiros, cada um de uma região específica do país, que terão como desafio privilegiar os produtos locais nas suas receitas.

A próxima edição do Festival Nacional de Gastronomia (FNG) de Santarém vai decorrer de 17 a 27 de Outubro. O concurso “Troféu Portugal” será uma das grandes novidades deste ano, colocando à prova oito cozinheiros de diferentes regiões, que terão de utilizar nas suas receitas ingredientes das localidades que representam.

O mote da edição deste ano é “Tradição com sabor a futuro”, sobre o qual o Vice-Presidente da Câmara Municipal referiu que “vamos colocar a tradição gastronómica de mãos dadas com a modernidade. Somos a capital da gastronomia e o nosso festival é o mais antigo e transversal festival gastronómico do nosso País e tem tido a capacidade de modernizar-se e envolver as novas gerações”. Estarão presentes 12 restaurantes a servir o melhor da gastronomia portuguesa, de todas as regiões do país, incluindo Açores e Madeira.

João Teixeira Leite, lançou também a imagem do evento para este ano e divulgou que na apresentação oficial a realizar em Lisboa, no final de Setembro, serão apresentadas as restantes novidades.

Durante a apresentação do pré-lançamento do evento estiveram também o embaixador para a gastronomia de Santarém o chef Rodrigo Castelo e José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), tendo este último elogiado o dinamismo da cidade na organização de eventos que atraem muitos visitantes ao Concelho, “Santarém está em grande forma, é fundamental continuar esta aposta na realização de eventos que gerem dinâmica, com destaque para a temática da gastronomia” referiu o presidente da (ERTAR).

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways