Sabores do Zêzere: À mesa no rio

por: Leonor Maltez
Sabores do Zêzere: À mesa no rio
Camara Municipal de Ferreira do Zêzere

De 19 a 28 de Abril o Festival Gastronómico do Lagostim e Peixe do Rio tem palco em Ferreira do Zêzere.

O Festival Gastronómico do Lagostim e Peixe do Rio, conhecido como Sabores do Zêzere está prestes a animar novamente a vila ribatejana, marcando presença de 19 a 28 de Abril. Organizado pelo Município de Ferreira do Zêzere, este evento anual celebra as tradições culinárias e culturais locais, promovendo os productos e impulsionando a economia regional.

Os visitantes terão a oportunidade de saborear uma variedade de especialidades nos restaurantes, cafés e pastelarias participantes, incluindo pratos como açorda de peixe do rio, peixe do rio frito, cogumelos recheados com lagostim e vol-au-vent de lagostim, entre outros. Além das delícias culinárias, o evento apresenta uma programação diversificada durante os dois fins de semana do festival, com actividades realizadas no Mercado Municipal, incluindo showcookings, concursos gastronómicos, mercado de procdutos locais, demonstrações de artesanato ao vivo e uma área de lazer dedicada às crianças.

A pesca sempre desempenhou um papel significativo nas comunidades locais das aldeias ribeirinhas, onde a tradição é preservada com paixão de geração em geração. Este festival, com mais de uma década de existência, funde a cozinha tradicional com elementos inovadores para oferecer o melhor do rio à mesa, enquanto celebra tanto a gastronomia local quanto a arte ancestral da pesca.

Este ano, em comemoração aos 50 anos de liberdade, o festival também oferece actividades culturais, como exposições e espectáculos sobre o 25 de Abril, no Centro Cultural Alfredo Keil.

"O Sabores do Zêzere é mais do que um simples festival; é uma celebração da identidade e riqueza cultural de Ferreira do Zêzere. Neste evento, tradição e inovação unem-se para proporcionar uma experiência gastronômica única a quem nos visita, enaltecendo os sabores autênticos da região", afirma Bruno Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

Para quem é amante da gastronomia e dos sabores que vão estar em cima da mesa no festival esta mostra-se uma oportunidade para reunir a família e amigos e rumarem a terras ribatejanas.

Para obter mais informações sobre o festival, incluindo o programa e os restaurantes participantes, visite a página oficial da autarquia da região.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways