Comissão Europeia apresenta proposta para reerguer a economia europeia

por: Zita Ferreira Braga

A Comissão Europeia apresentou, nesta quarta-feira, uma proposta para reerguer a economia da União Europeia dos "escombros" provocados pela pandemia de Covid-19.

O Parlamento Europeu pdiu um plano global de dois biliões de euros, entre o orçamento de longo prazo e o novo fundo excepcional para investimentos. Este último instrumento financeiro deverá ter no mínimo 500 mil milhões de euros, como propuseram os governos de França e da Alemanha, mas poderá chegar aos 750 mil milhões de euros, segundo um post no Twitter de Paolo Gentiloni, comissário europeu para os Assuntos Económicos.


Mais de um mês após os chefes de Estado e de Governo da União Europeia terem delegado no executivo comunitário a tarefa de “apresentar, com carácter de urgência, um plano para a recuperação económica”, a presidente da Comissão, Ursula von de Leyen, vai revelar as suas soluções numa sessão extraordinária do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Esta proposta terá de ser aprovada pelos governos dos 27 Estados-membros e pelo Parlamento Europeu, depois da realização de “intensas negociações e consultas para tentar aprovar a proposta até ao final do primeiro semestre”, conversas que como é óbvio se poderão prolongar.
A presidência rotativa da União Europeia está nas mãos da Croácia e passará, a 01 de Julho, para a Alemanha.


A primeira proposta de quadro orçamental foi feita, em Maio de 2018, ainda pela Comissão Europeia presidida por Jean-Claude Juncker e as negociações não têm sido fáceis. A última tentativa de acordo entre os líderes foi numa cimeira, em Fevereiro passado, onde se revelaram as grandes diferenças entre os chamados "frugais" - Holanda, Áustria, Suécia e Dinamarca - e os "amigos da coesão", onde figura  Portugal.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade