Desde o início de 2025, a malta da Engexpor está a gerir e a fiscalizar toda a obra, para garantir que o projecto da restruturação do Aeroporto de Lisboa, da ANA – Aeroportos de Portugal | VINCI Airports.
Com um investimento que passa os 233 milhões de euros, este projecto vai dar uma nova vida ao aeroporto da capital. O objectivo é que "os passageiros tenham um serviço ainda melhor, que tudo funcione com mais eficiência e que o impacto no ambiente seja menor", refere a Engexpor em comunicado.
Entre as grandes novidades, está a construção de um novo Píer Sul (com mais de 33.000 m²), a remodelação do Píer Central e da zona de Busgate Sul, e a instalação de 10 novas pontes de embarque. Isto significa mais conforto para quem viaja e menos viagens de autocarro. O novo Píer Sul também vai ter muita luz natural e painéis solares, para conseguir uma certificação ambiental de peso, a LEED Gold. Os piers aumentam a capacidade do terminal, permitindo que mais aviões sejam atendidos em simultâneo e proporcionando um acesso mais rápido e confortável para os passageiros, sem a necessidade de transportes adicionais na pista. E os busgates são utilizados para optimizar o espaço nos terminais e permitir o atendimento de um número maior de voos, especialmente em aeroportos com grande movimento ou para aeronaves que não se encaixam nas posições de embarque directo.
Quem está a construir tudo isto é um grupo de quatro empresas grandes na área: Mota-Engil, Vinci Construction Grands Projects, Alves Ribeiro e HCI.
O Managing Director da Engexpor em Portugal explica: "Este projecto é super importante para Lisboa e para os aeroportos em Portugal. Nós, da Engexpor, temos um orgulho enorme em ajudar a construir uma infraestrutura que liga pessoas e faz o país avançar, sempre a pensar na sustentabilidade." Tiago Barros salienta que se trata de "uma obra enorme e com muitos desafios, porque estamos a construir num aeroporto que está sempre a funcionar."