A Associação Nacional de Agências de Viagens (ANAV) interpôs uma queixa formal na Autoridade da Concorrência (AdC) contra a Ryanair por práticas lesivas para as agências de viagem e para os clientes finais.
No documento são denunciadas várias práticas consideradas abusivas e que há muito vêm lesando passageiros em todo o território nacional, com particular enfoque nos aeroportos de Porto e Faro onde a Ryanair tem um domínio evidente em relação à maioria das rotas.
Entre as diferentes alegações apresentadas pela ANAV, cada uma destas devidamente fundamentada, destacam-se as seguintes:
Estes são alguns dos vários exemplos que sustentam esta queixa e cuja fundamentação pode ser consultada no documento submetido para apreciação da AdC.
O Presidente da ANAV considera natural a formalização desta queixa: “Mesmo sendo empresário do sector e, portanto, trabalhar também com a Ryanair, não me resta alternativa, enquanto Presidente da ANAV, a não ser denunciar práticas que há muito vêm lesando as agências de viagem e, consequentemente, os clientes finais”, começa por explicar.
Miguel Quintas acrescenta: “Apesar de sermos uma associação recente, o objectivo da nossa criação passa exactamente por sermos mais interventivos em temas que pensamos serem vitais para o futuro do sector. E esta é uma batalha que travamos desde o primeiro dia de mandato e certamente se prolongará até ao fim do mesmo." O dirigente salienta: "Aliás, antes de tomarmos esta medida mais drástica, tivemos o cuidado de enviar duas cartas à administração da Ryanair a explicar os diferentes pontos que consideramos inaceitáveis, na tentativa de construir uma solução conjunta." Mas como não existiu nenhuma resposta por parte da transportadora "a única opção que nos deram foi avançar com esta queixa”.
Jornalista