Local Stars: Chef Alexandre Silva escolhe o Robalo para servir nos voos da TAP

por: António Manuel Teixeira
Local Stars: Chef Alexandre Silva escolhe o Robalo para servir nos voos da TAP
Local Stars - TAP

O Local Stars, projecto que resulta da colaboração entre a TAP Air Portugal e o The Art of Tasting Portugal, leva agora os sabores da região Centro Oeste de Portugal a bordo, com o robalo como o produto-estrela.

O chef Alexandre Silva, proprietário e chef executivo de dois restaurantes em Lisboa - o Loco, reconhecido com uma estrela MICHELIN, e o Fogo - é o responsável pela criação deste menu exclusivo, pensado para os passageiros da Classe Executiva nos voos de longo curso da TAP, com saída de Lisboa.

Em Novembro e Dezembro, o Local Stars visita a região Centro Oeste de Portugal, com foco em Peniche e nas Berlengas, uma área de grande valor histórico, cultural e económico, situada no litoral Atlântico. A região é reconhecida pelas suas únicas paisagens costeiras, com falésias e praias de areia fina, como a praia do Baleal, que atrai surfistas de diversas partes do mundo. A sua beleza natural é um forte atractivo turístico, contribuindo de forma significativa para a economia local.

O chef escolheu o robalo como o seu Local Star, um peixe que é uma verdadeira iguaria das águas escolhidas. Esta região é famosa pelas suas condições ambientais ideais, como águas ricas em nutrientes, fundos rochosos e correntes marítimas, que atraem grandes quantidades de robalos. A pesca do robalo é mais abundante nos meses de Inverno, quando o peixe se aproxima da costa para se alimentar e desovar.

O menu criado por Alexandre Silva, inspirado na história, beleza natural, e forte ligação ao mar da região, é composto por três momentos: para começar, uma Salada de camarão da costa; em seguida, Empada de robalo de Peniche, legumes da estação, como prato principal; e, para finalizar, um Leite creme de alfazema.

A Head of Inflight and Ground Product da área de Customer Engagement da TAP Air Portugal afirma: “A costa de Peniche e, mais especificamente o arquipélago das Berlengas, são desta forma transportados para bordo dos nossos aviões, com uma mensagem de práticas de pesca sustentável e divulgação dos modos de vida tradicionais." Catarina Índio sublinha que as refeições servidas durante as viagens de longo curos, em classe executiva, "além da experiência gastronómica diferenciadora que pretendemos proporcionar aos nossos Clientes, exploram a originalidade e a qualidade dos produtos portugueses utilizados pelos Chefs.,

 

A co-fundadora do The Art of Tasting Portugal acrecenta que a sinergia das duas empresas: tem sido essencial para levar a gastronomia portuguesa a novos horizontes, destacando a diversidade e riqueza do nosso património. A abordagem começa sempre no território, com um produto emblemático que, através da criatividade de um chef, ganha uma nova interpretação, permitindo aos viajantes explorar uma região específica." Patrícia Dias explica que o projecto Local Stars oferece uma "imersão nas nossas tradições e sabores, apresentando-lhes os produtos que melhor refletcem a essência de Portugal.” Adriana Fournier salienta a riqueza de Portugal em produtos:  "autênticos e excepcionais, que merecem ser valorizados e reconhecidos, como o robalo, escolhido pelo chef Alexandre Silva", tendo como objectivo "levar ao mundo o melhor da nossa culinária e cultura.".

 

O chef Alexandre Silva, afirma: "Os produtos nacionais têm uma qualidade excecpional (...), assim como as nossas tradições, que fazem de Portugal um país tão especial. Para criar este menu optei por um ingrediente emblemático do Arquipélago das Berlengas, localizado a cerca de 10 km da costa de Peniche: o robalo." O responsável refere também: "Incluir este produto no menu é uma forma de destacar a rica tradição gastronómica da zona e valorizar um peixe de excelência. Esta escolha também contribui para apoiar a economia local e os pescadores da região.”

Esta experiência começa com um passeio de barco de Peniche até à Ilha da Berlenga, um paraíso natural com paisagens deslumbrantes. Os clientes poderão participar numa pescaria com o chef e um pescador local, explorando a beleza da região, como as águas cristalinas, o mergulho e o birdwatching. De volta a Peniche, o chef preparará um menu exclusivo com os produtos frescos das Berlengas, acompanhado pelos melhores vinhos da região Oeste, numa casa de apoio às artes de pesca com vista para o mar.

Nos voos de longo curso podem assistir a vídeos, onde o chef responsável pelo menu apresenta o produto regional em destaque, a região de origem e o produtor, além de partilhar a receita do prato principal. Para saber mais sobre o The Art of Tasting Portugal e esta iniciativa, assim como para adquirir a experiência completa, os passageiros podem consultar o website do TAOTP e os canais digitais Miles&Go e Portugal Stopover da TAP.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways