Antonio Costa admitiu sentir "frustração" por não ter concluído grandes projectos que estão em curso

por: António Manuel Teixeira
Antonio Costa admitiu sentir "frustração" por não ter concluído grandes projectos que estão em curso
O Turismo PT

O primeiro-ministro cessante, António Costa, afirmou hoje que qualquer decisão sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa é boa, porque será tomada "com base na melhor informação técnica disponível".

"Qualquer decisão é uma boa decisão, pelo atraso que temos e, sobretudo, porque esta decisão vai beneficiar de um estudo e de uma informação técnica sólida", disse António Costa à margem do segundo Encontro Anual das Agendas Mobilizadoras, que decorre em Santa Maria da Feira.

O primeiro-ministro cessante disse que já houve "outras informações técnicas muito sólidas que fundamentaram decisões anteriores", mas assinalou que esta tem a vantagem de ter sido feita por uma comissão que foi constituída de forma "completamente aleatória relativamente a quem tem de decidir".

Muito embora a decisão sobre a localização do aeroporto seja tomada por um decisor político, Costa considerou que o que é importante para os cidadãos, tendo em conta o investimento avultado do projecto, é que a decisão possa ser tomada "com base na melhor informação técnica que está disponível".

O chefe do executivo cessamte admitiu ainda sentir "frustração" por não ter concluído grandes projectos que estão em curso, mas assinalou que o que é importante é que o país não se "frustre".

"Para que o país não se frustre é fundamental que as coisas que estão em andamento continuem em andamento", disse, dando como exemplo a obra da nova linha de metro de superfície entre Odivelas a Loures, que será lançada esta semana, e as obras do projecto de alta velocidade.

Lusa/O Turismo PT

No que diz respeito ao aeroporto, Costa disse que o próximo Governo, "está em condições de decidir a localização do aeroporto".

A Comissão Técnica Independente (CTI) entregou ao Governo a 11 de Março o relatório final sobre as opções de localização para o novo aeroporto de Lisboa, devendo a Comissão de Acompanhamento emitir o seu parecer antes da publicação do relatório, prevista para 22 do corrente.

A 05 de Dezembro, a CTI apresentou o relatório preliminar, que depois foi submetido a consulta pública.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways