Aeroporto Internacional de Luanda, construido por um empreiteiro chinês, já está aberto

por: António Manuel Teixeira
Aeroporto Internacional de Luanda, construido por um empreiteiro chinês, já está aberto
CNATIEC

Angola vai utilizar o novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto para estabelecer uma plataforma internacional de aviação civil, em Luanda, para ligar África a outros continentes.

O ministro dos Transportes de Angola, Ricardo Viegas D'Abreu, anunciou que o novo aeroporto internacional do país, localizado a 40 km a sudeste da capital, e construído por um grande empreiteiro chinês, está agora oficialmente aberto.

O novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) é, alegadamente, o maior alguma vez construído fora da China pelo China National Aero-technology International Engineering Corporation (CNATIEC) e foi totalmente financiado pelo Governo angolano.

De acordo com o Ministro, num comunicado divulgado pela construtora: "o Governo angolano tenciona utilizar o novo aeroporto para estabelecer um centro internacional de aviação civil em Luanda, a fim de ligar África a outros continentes".

Ricardo Viegas D'Abreu disse, segundo a CNATIEC: "Contribui efectivamente para o desenvolvimento das economias da nossa região, numa lógica de integração cada vez maior e de criação de valor acrescentado para todos".

O AIAAN, que recebeu o nome do primeiro presidente de Angola está orçado em mais de três mil milhões de dólares e tem uma área total de 1.324 hectares. A nova plataforma aérea tem uma capacidade anual de 15 milhões de passageiros e 130.000 toneladas de carga. O complexo aeroportuário inclui hotéis, edifícios de escritórios, hangares e lojas.

A construção da infraestrutura começou em 2008 e recebeu a primeira certificação em Setembro de 2023, depois de ter passado nos testes de aterragem e descolagem realizados pelas Linhas Aéreas Angolanas TAAG em Junho de 2022.

O início dos voos domésticos está previsto para Fevereiro do próximo ano, enquanto as operações internacionais começarão em Junho, de acordo com o plano operacional divulgado.

João Lourenço, na cerimónia de abertura disse: "Acabamos de inaugurar e colocar em serviço esta importante infraestrutura para a nação e para o continente, que não só servirá Angola, mas também servirá como um centro crucial para o transporte aeroportuário em África e no mundo".

Recentemente, Angola adoptou legislação que concede a isenção de visto de 90 dias aos cidadãos portugueses, brasileiros, norte-americanos, cabo cabo-verdianos, chineses e de mais 93 nacionalidades.

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade