Para Nuno Fazenda: "O turismo é um sector de resiliência e excelência"

por: António Manuel Teixeira
Para Nuno Fazenda: "O turismo é um sector de resiliência e excelência"
O Turismo PT

No Dia Mundial do Turismo, Nuno Fazenda afirma que os dados demonstram que Portugal está a "crescer na direção certa".

O ano de 2023 marca a "plena recuperação" do turismo em Portugal, considera o secretário de Estado de Turismo, Comércio e Serviços.

No dia em que se assiná-la o Dia Mundial do Turismo, Nuno Fazenda, sublinha, em declarações à TSF, que Portugal já foram ultrapassados "os melhores resultados de sempre de 2019", o melhor do Turismo a nivel mundial.

"O turismo é um sector de resiliência e excelência. Para termos uma ideia, basta ter presente que, de acordo com a Organização Mundial do Turismo, o turismo mundial deverá ficar entre 80 a 95% dos valores de 2019. Ora, em Portugal, em 2023 e, de acordo com os dados que já conhecemos, nós já ultrapassámos os melhores resultados de sempre de 2019", afirmou o governante na entrevista.

"Aquilo que nos demonstram os últimos dados é que nós estamos de facto a crescer na direcção certa, porque de facto temos tido mais procura ao longo de todo o ano e não apenas nos períodos de maior procura turística tradicionais e também estamos a crescer em todas as regiões do país, mesmo naquelas que tradicionalmente não são os tipos com maior densidade ou procura", explicou.

O Instituto Nacional de Estatística divulgou a 14 de Setembro que a actividade turística rendeu proveitos de 3200 milhões de euros entre Janeiro e Julho, mais 26,1% do que no mesmo período de 2022, tendo registado 42,8 milhões de dormidas, mais 14,8%.

No passado dia 19, a Organização Mundial do Turismo disse que o turismo internacional continua a recuperar da crise pandémica, com o número de chegadas a alcançar até julho 84% do nível anterior à Covid-19.

Em oito meses 700 milhões de turistas fizeram viagens internacionais, uma subida de 43% face o período homologo de 2022 e Julho foi o mês de maior actividade, com 145 milhões de viajantes internacionais registados, cerca de 20% do total.

Tudo indica que até ao fim do ano exista uma recuperação contínua, mas a um ritmo mais moderado, após a época alta de viagens, como noticia a TSF.

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade