IATA: Metodologia Net Zero Tracking, Forte Crescimento de Viagens Aéreas

por: António Manuel Teixeira
IATA: Metodologia Net Zero Tracking, Forte Crescimento de Viagens Aéreas
Getty Images

A IATA publicará um relatório anual "Track Zero" usando a Metodologia de acompanhamento Net Zero para relatar o progresso da indústria em relação ao compromisso da aviação com as emissões de carbono até 2050.

A metodologia Net Zero Tracking e o processo de relatório relacionado foram desenvolvidos com especialistas do sector. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) agregará e reportará anualmente contribuições das companhias aéreas membros da IATA com base na indústria. Após uma validação completa, os dados agregados da indústria do ano civil anterior serão relatados anualmente no quarto trimestre de cada ano. O primeiro relatório com dados fornecidos pelas companhias aéreas está planeado para publicação no final de 2024. As companhias aéreas não membros da IATA também são incentivadas a contribuir com dados e participar dos relatórios.

A vice-presidente sénior de sustentabilidade e economista-chefe da IATA disse: “A transparência é um elemento crítico da descarbonização da aviação. Anualmente, apresentaremos relatórios sobre o nosso progresso para assegurar relatórios padronizados, precisos e abrangentes sobre a viagem da aviação até ao ponto zero". Marie Owens Thomsen salientou: "Os dados do sector no relatório Track Zero ajudarão as companhias aéreas, governos e investidores com ferramentas para melhorar a tomada de decisões para acelerar o progresso”.

As companhias aéreas individuais podem usar os dados agregados do relatório Track Zero para avaliar o seu próprio progresso em direcção à descarbonização. Também podem optar por relatar a evolução na descarbonização para as principais partes interessadas, incluindo governos, investidores e clientes, usando a metodologia Net Zero Tracking da IATA.

Marie Owens Thomsen afirmou: “A descarbonização é um desafio da indústria, não uma questão competitiva. No entanto, o relatório e a metodologia por trás dele podem permitir o benchmarking que pode intensificar os esforços de descarbonização, disseminando o sucesso das melhores práticas e estimulando a inovação”, disse Owens Thomsen.

Os principais recursos da metodologia Net Zero Tracking incluem:

Padronização: a metodologia estabelece uma estrutura transparente para relatórios precisos que podem ser usados ​​em todo o sector, Identificar o âmbito de emissões, as fontes e os processos relevantes para a monitorização e medição das emissões

Precisão: A metodologia inclui as melhores práticas para a recolha e validação de dados com um mínimo de encargos administrativos

Abrangência: A metodologia permite a comunicação de todos os tipos de actividades de descarbonização numa base de ciclo de vida, incluindo a utilização de combustível de aviação convencional e sustentável (SAF), compensações de carbono/captura de carbono e futuras fontes de energia (aeronaves híbridas-eléctricas, eléctricas e movidas a hidrogénio).

A decisão de publicar um relatório Track Zero segue-se à publicação pela IATA de cinco roteiros que detalham as acções críticas para a aviação atingir o nível zero de CO2 líquido até 2050. Eles abordam tecnologia aeronáutica, infra-estrutura energética, operações, finanças e política. Juntos, eles apontam uma direção clara e evoluirão com os conhecimentos do relatório Track Zero, a experiência prática e as tecnologias emergentes para ajudar a aviação a estabelecer marcos intermédios no caminho para a rede zero.

Fazer descarga de anexos:

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade