As companhias aéreas do Grupo SATA alcançaram a certificação IEnvA (IATA Environmental Assessment), sendo as primeiras em Portugal a obtê-la.
Este reconhecimento, pela qual as companhias aéreas podem candidatar-se voluntariamente, reconhece o compromisso com a sustentabilidade e os esforços realizados para reduzir continuamente o impacto ambiental das suas operações.
Segundo Teresa Gonçalves, Presidente do Conselho de Administração da SATA Holding, "Este é um reconhecimento da IATA, a quem agradecemos o apoio e a orientação que têm sido fundamentais para o sucesso deste projecto. É também uma prova de que temos equipas focadas e dedicadas, que tornaram possível a obtenção em apenas um ano".
Ao alcançarem a certificação IEnvA completa, as empresas SATA Air Açores e Azores Airlines demonstraram que estão a promover políticas e procedimentos ambientais eficazes, tanto na operação quanto nas áreas corporativas, e que estão a monitorizar constantemente o seu desempenho ambiental, com vista a melhorar continuamente.
Esta acreditação também engloba a conformidade com a norma ISO 14001:2015 e a avaliação do IWT (Illegal Wildlife Trafficking), um programa desenvolvido para conscientizar e fiscalizar o comércio ilegal de animais selvagens, em conformidade com a Declaração do Palácio de Buckingham.
As transportadoras aéreas geridas pela Holding açoreana reconhecem a importância de preservar a natureza e os recursos dos destinos onde operam, especialmente no Arquipélago onde está localizada a base das suas operações.
Nesse sentido, têm investido em diversas iniciativas para reduzir a pegada de carbono, como a utilização de aeronaves mais eficientes, a optimização de rotas e operações de voo, e o apoio a projectos de compensação de carbono. Além disso, têm feito esforços para envolver todas as partes interessadas, incluindo funcionários, clientes, fornecedores e reguladores, a fim de promover uma cultura de responsabilidade ambiental.