Emirates inicia a renovação e reequipamento das cabines do A380

por: Zita Ferreira Braga
Emirates inicia a renovação e reequipamento das cabines do A380
Emirates

A Emirates já iniciou o seu programa intensivo de reequipamento com o arranque dos trabalhos no primeiro de 120 aviões destinados a uma renovação



A Emirates já iniciou o seu programa intensivo de reequipamento com o arranque dos trabalhos no primeiro de 120 aviões destinados a uma renovação completa do interior da cabine e a instalação dos mais recentes assentos Premium Economy. Este programa terá a duração de dois anos.

Este projecto ambicioso representa um investimento multibilionário para assegurar que os passageiros voem melhor nos próximos anos.

Depois de completar o último voo EK928 do Cairo para o Dubai, o avião de matrícula A6-EVM foi encaminhado para o Centro de Engenharia da Emirates, onde uma equipa de engenheiros especializados começou a preparar a aeronave para a sua transformação.

Além de recrutar mais 190 funcionários  para o projecto, a Emirates também está envolvida com 62 parceiros e fornecedores-chave que contrataram centenas de mãos mais qualificadas para o programa de reequipamento dos aviões mais conhecidos na aviação comercial moderna.

Após vários meses de um planeamento minucioso e de testes exaustivos num avião A380, os engenheiros fizeram um balanço e solicitaram 2.200 exemplares de peças. Por sua vez, a equipa de compras da Emirates levantou 12.600 pedidos de compra para a fase inicial do programa. No Centro de Engenharia da Emirates, foram criadas oficinas para o efeito, abastecidas com peças e equipamento para o projeto.

Durante os próximos dias e 24 horas por dia, equipas de engenheiros e técnicos desmontarão todo o interior da cabina do A380 e voltarão a montá-lo numa sequência cuidadosamente planeada e testada.

Milhares de peças serão removidas, substituídas, ou tratadas. Até mesmo as famosas Shower Spa da Emirates apresentarão novos tons de cor com um motivo de uma árvore de Ghaf feito à mão.

Equipas treinadas irão implementar um processo contínuo para cada aeronave - uma equipa de engenheiros irá primeiro remover os assentos das janelas na classe Económica, libertando espaço para outra equipa remover os painéis laterais dos interiores da cabine. Estes painéis irão diretamente para uma de três oficinas especialmente construídas para esta reestruturação, para serem laminados com os mais recentes tons da Emirates. Para criar espaço para os 56 assentos da classe Premium Economy, 88 assentos Economy serão retirados da frente do avião.


reNo andar superior, os assentos da Classe Executiva e da Primeira Classe serão desmontados e transportados para oficinas que fazem as alterações à medida. Os assentos de Classe Executiva serão novamente pintados e renovados com couro novo na Emirates Engineering, enquanto os assentos de Primeira Classe serão enviados para um especialista na Dubai World Central (DWC) para remodelação.

Todos as alcatifas e pavimentos das cabines dos aviões serão substituídos antes da reinstalação dos novos assentos.

No que se refere à Higiene e  segurança, todos os processos foram concebidos de acordo com os mais elevados padrões de higiene e segurança e planeados ao mais pequeno detalhe. Por exemplo, a Emirates decidiu investir no mais recente equipamento para proteger os trabalhadores dos vapores nocivos na cabina, enquanto o Shower Spa da Primeira Classe recebe uma remodelação feita à mão.

Uma vez concluído o trabalho de reequipamento, o avião será inspecionado e certificado pelas autoridades aeronáuticas antes de voltar ao serviço.

A segunda aeronave prevista para remodelação, a A6-EUW, chegará ao Centro de Engenharia da Emirates a 1 de Dezembro.

À medida que o programa entra em pleno andamento, os engenheiros trabalharão simultaneamente em dois aviões. Isto significa que, a cada oito dias, um avião será imobilizado e transportado para a Emirates Engineering para reequipamento. Até 23 de Maio de 2024, todos os 67 A380 destinados ao programa de reequipamento estarão de volta ao serviço e a Emirates começará a trabalhar em 53 dos seus Boeing 777. Até Março de 2025, todos os 120 aviões reequipados estarão de volta ao serviço.

A nova cabine Premium Economy da Emirates, que oferece lugares luxuosos, mais espaço para as pernas, e um serviço que rivaliza com a oferta de muitas companhias aéreas de Classe Executiva, está atualmente disponível para passageiros que viajam nas populares rotas A380 para Londres, Paris e Sydney. Mais passageiros poderão experimentar as cabines Premium Economy da Emirates, à medida que o programa de reequipamento acelera.

A companhia aérea anunciou planos para introduzir o serviço Premium Economy nas suas rotas para Nova Iorque JFK, São Francisco, Melbourne, Auckland e Singapura, até ao final de Março de 2023.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways