TAP aumenta capacidade da frota e disponibilidade operacional

por: Zita Ferreira Braga
  • Para melhorar o desempenho aviões da TAP passam a ser operados por outro prestador.


A TAP enviou um comunicado onde se pode ler o seguinte: A White Airways tem vindo a operar uma frota de seis aviões ATR para a TAP, o que tem sido um desafio constante, com múltiplos aviões ATR a ficarem em terra por avaria e a registarem uma regularidade operacional decrescente.

"Assim e de acordo com o plano de reestruturação com que a TAP está comprometida, a Companhia tem uma limitação em termos de dimensão da frota, que não pode exceder as 99 aeronaves.", lê-se no comunicado enviado pela TAP

Que continua "Esta limitação exige que a empresa potencie a oferta através da utilização de aeronaves com maior capacidade de lugares, em detrimento dos aviões da frota com menor capacidade, justamente os ATR.

Só durante o último ano, a White Airways teve uma média mensal de 10 eventos AOG (Aircraft on Ground) devido a razões técnicas.

decrevendo as razões que levam à tomada de decisão pode ainda ler-se :"Entre Novembro de 2021 e Setembro de 2022, razões técnicas resultaram num agregado de 342 voos cancelados, com uma média de 31 voos cancelados por mês. Só em Setembro de 2022, a White teve 84 voos cancelados por razões técnicas.

Em 2022 (acumulado), a White Airways tem 1,9 AOG por 100 voos, contrastando com a relação da TAP de 0,52 AOG por 100 voos. A White Airways operou 94% dos voos planeados, enquanto na TAP esta percentagem sobe para 98,2%.

E no referido comunicado pode ainda ler-se: Desde janeiro de 2022, o baixo desempenho da frota ATR operada pela White teve um impacto financeiro negativo na TAP de 4,8 milhões de euros devido a cancelamentos, necessidade de troca de aviões com aumento de capacidade e indemnizações aos passageiros.


Apesar da falta de fiabilidade operacional da White, a TAP tem vindo a pagar directamente à White as horas voo e a suportar os custos dos alugueres das aeronaves e das reservas de manutenção.

"Entre 2016 e 2022, a TAP pagou 109 milhões de euros por horas de voo diretamente à White e 98 milhões de euros por alugueres de aeronaves ao serviço da White, mais 33 milhões de dólares para reservas de manutenção ao locador da aeronave"., refere o comunicado

Durante os anos pandémicos, a TAP continuou a apoiar a White, pagando 24 milhões de euros durante 2020 e 2021, o que representou uma diminuição média de apenas 20% em relação a 2019, embora em média as operações da White para a TAP tenham diminuído 42%.

O contrato da White com a TAP expira a 31 de Outubro de 2022.

"A TAP lançou um pedido de proposta a vários operadores de ATR, a fim de optimizar a frota a operar ao seu serviço, aumentar a fiabilidade e reduzir os custos", afirma a companhai aérea a terminar o comunicado recebido.


"Das cinco propostas recebidas, a melhor oferta para operar dois ATR está a ser negociada e vai proporcionar a necessária regularidade operacional e evitar o impacto financeiro negativo que a TAP tem sofrido até agora devido à falta de fiabilidade da White. O operador a ser selecionado irá contratar tripulação e pessoal de manutenção português para os dois ATR., conclui o comunicado recebido da Companhia Aérea Portuguesa

 

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