easyJet em parceria com o programa IRIS, para reduzir as emissões de carbono na aviação

por: Mafalda Ferreira
easyJet em parceria com o programa IRIS, para reduzir as emissões de carbono na aviação
easyjet

A easyJet vai ser a primeira companhia aérea, parceira do programa IRIS, com o objectivo de reduzir ainda mais as emissões de carbono na aviação, 11 aeronaves easyJet Airbus A320neo vão ser avaliadas e começarão a voar comercialmente, a partir de Novembro de 2022.


O IRIS é um programa de gestão de tráfico aéreo que tem como missão impulsionar sistemas que irão minimizar atrasos, pouparão combustíveis e ajudarão a reduzir o impacto ambiental dos voos. O programa é liderado pela Inmarsat, líder mundial em comunicações móveis por satélite globais, em colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Airbus.

A easyJet, querendo ser mais sustentável, já se comprometeu em reduzir as suas emissões de carbono. Para 2035, o objectivo consiste numa melhoria de 35% na intensidade de emissões de carbono, este que faz parte do objectivo maior de 2050 que visa emissões zero, parte da campanha da Race to Zero.

As tecnologias que vão tornar estes objectivos de zero emissões possíveis ainda estão em desenvolvimento, por isso, até lá a easyJet continua concentrada em reduzir as suas emissões dentro do possível, e a aliança com a IRIS torna-se essencial nesta caminhada.

O programa ajuda, não só a companhia aérea a progredir nos seus objectivos, mas também complementa projectos como o ajuste de táxis monomotores, a utilização de informação meteorológica avançada e ainda a modernização do espaço aéreo.

"O programa Iris está a preparar o caminho para uma gestão mais eficiente do tráfego aéreo, o que constitui um passo crucial para a indústria da aviação. Este traz múltiplos benefícios, desde ajudar-nos a alcançar os nossos objectivos ambientais através de uma maior redução das nossas emissões de carbono provenientes do voo, até proporcionar uma melhor experiência aos nossos passageiros. Estamos entusiasmados por sermos líderes neste espaço, estabelecendo o padrão para a indústria da aviação e esperamos ver mais companhias aéreas a seguirem o exemplo". Explica Hugh McConnellogue, Director do Airport Operations & Navigation da EasyJet.

QATAR turismo

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade