A companhia aérea anunciou a eliminação de todos os materiais plásticos de um só uso nos serviços de catering dos voos, substituindo-os por materiais mais sustentáveis e respeitosos ao meio-ambiente.
Dentro dos objectivos da IATA para reduzir os impactos ambientais, a Iberojet reforça há mais de dois anos o seu compromisso ambiental, tendo posto em prática políticas para combater as adversidades que põem em causa o nosso ambiente.
A companhia desde 2021 que trabalha em reduzir o uso do plástico nos seus voos, sendo que conseguiu reduzir o seu uso em mais de 36 toneladas por ano. Para isso, a Iberojet substituiu permanentemente as bandejas de plástico por toalhas descartáveis e pratos reutilizáveis. As taças e copos de plástico foram substituídos para cartão.
Além disto, a companhia limitou também o uso de mais de 3 toneladas de papel por ano, a bordo dos seus voos. As revistas e menus foram substituídos por um código QR que contém o conteúdo para ser visto no telemóvel. O mesmo aconteceu com a emissão de bilhetes que agora são enviados para o correio eletrónico ou podem ser consultados no website da Iberojet.
Com estas iniciativas, a companhia reduziu o seu impacto ambiental, fazendo uso dos recursos de maneira responsável. A redução do peso nos aviões fez com que o consumo de combustível fosse menor e assim as emissões de CO2 também.
O director geral da Iberojet, Antonio Mota comentou as iniciativas e diz que “O principal objectivo da Iberojet é participar com destaque na estratégia ambiental do sector aéreo. Para isso, estamos a realizar um plano ambicioso que visa reduzir o impacto ambiental das nossas operações, o que envolve uma longa série de ações específicas, como a redução de plástico ou papel nos nossos voos. O compromisso da Iberojet com a aviação sustentável é um dos pilares fundamentais do desenvolvimento da companhia aérea Ávoris e faz parte do seu posicionamento nesta área como uma das referências do sector”.