Mais pessoas a voar em 2024

por: Pedro de Melo

A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) prevê que o número total de viajantes atinja quatro mil milhões em 2024, ultrapassando os níveis pré-COVID-19 em cerca de três pontos percentuais.

A actualização de Fevereiro para a previsão de longo prazo conclui que em 2021, o número total de viajantes foi de 47% dos níveis de 2019. Prevê-se que este número melhore 83% em 2022, 94% em 2023, 103% em 2024 e 111% em 2025.

Willie Walsh, director geral da IATA, afirma que "a variante Ómicron não mudou a trajectória da recuperação do número de passageiros. As pessoas querem viajar. Quando as restrições de viagem forem suspensas, elas estarão de volta ao céu. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas há boas razões para otimismo nas previsões de mudanças no número de passageiros".

Este é um cenário de recuperação internacional de curto prazo ligeiramente mais optimista em comparação com o relatório de Novembro de 2021. Isto deve-se ao relaxamento progressivo ou eliminação das restrições de viagem em muitos mercados. Espera-se que a Ásia-Pacífico continue a atrasar a recuperação com o maior mercado da região, a China, a não mostrar sinais de flexibilização das suas severas medidas fronteiriças num futuro próximo.

A previsão não calcula o impacto do conflito Rússia-Ucrânia. Em geral, o transporte aéreo é resistente aos choques e é pouco provável que este conflito tenha impacto no crescimento a longo prazo do transporte aéreo. É muito cedo para estimar quais serão as consequências a curto prazo para a aviação, mas é evidente que existem riscos negativos, em especial nos mercados com exposição ao conflito.


A IATA reitera, ainda, o seu apelo à eliminação de todas as barreiras de viagem (incluindo quarentena e testes) para as pessoas totalmente vacinadas com uma vacina aprovada pela Organização Mundial de Saúde.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade