Projeto MARIA implementado com sucesso na Bulgária

Projeto MARIA implementado com sucesso na Bulgária
NAV Portugal

O trabalho conjunto entre os prestadores de serviços de navegação aérea (ANSP) português e búlgara fez do MARIA uma realidade na BULATSA.

A colaboração entre os ANSP envolveu a formação, recolha de dados e a modelação do sistema usado pela BULATSA para fornecer serviços de Navegação Aérea e de Meteorologia tanto no Centro de Controlo de Área como na Torre de Controlo de Sófia.

Segundo Nikolay Sokolov, Diretor de Segurança e Qualidade da BULATSA: "O MARIA é muito apreciado na BULATSA, já que apresenta uma abordagem muito pragmática para o desenvolvimento da avaliação de segurança que acompanha as operações diárias."

O Director da BULATSA elogiou ainda o "fantástico trabalho desenvolvido por Paula Santos e Paulo Monteiro" da NAV Portugal "em todas as vertentes do projecto, desde a recolha de dados e desenvolvimento do modelo, à Avaliação de Segurança, com a validação do MARIA localmente", considerando que "os seus conhecimentos, entusiasmo e adaptabilidade ajudaram enormemente a que fosse possível concluir a implementação de forma online devido às restrições de viagens estabelecidas."

Paula Santos, responsável pelo projecto MARIA na NAV Portugal, destacou por seu turno que "o empenho e cooperação de Galina Lavrova e Marin Petrov e o apoio sempre presente de Nikolay Sokolov foram decisivos para o sucesso do projeto." Este foi um apoio particularmente fundamental, já que a proibição de viagens obrigou a que todo o trabalho fosse executado remotamente, o que dificultou significativamente a tarefa de recolha e validação de dados e modelação das unidades búlgaras.

Criado de raiz pela NAV Portugal em 2012, o projecto MARIA visa compilar e sistematizar informação maioritariamente do sistema de controlo de tráfego aéreo, incluindo não só as funções pelas quais a NAV é directamente responsável, mas também as da comunidade com a qual um ANSP interage.

O MARIA é utilizado pela NAV Portugal para a antecipação e identificação de riscos, de modo a tornar as avaliações de segurança mais precisas e eficientes, ao mesmo tempo que descreve a totalidade da arquitetura do sistema de gestão do tráfego aéreo e das suas unidades de controlo.

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