Sata Azores Airlines moderniza a sua operação aérea

Sata Azores Airlines moderniza a sua operação aérea
Divulgação

Segundo aquela companhia aérea, o  salto tecnológico agora realizado não será percebido pelos passageiros.



No entanto, segundo revela a companhia, no  final  de  cada  ano,  a  Azores  Airlines  terá  removido cerca de 51kg  de  manuais  físicos dos  seus aviões bem como “terá obtido  uma redução  de  consumo  de  combustível  na  ordem  das 50  toneladas  por ano.

Por outro lado a redução de emissões de CO2 para a atmosfera atingirá os 165.500kg e ainda “terá deixado de imprimir cerca de 500 mil folhas de papel A4”.
Esta  evolução  técnica é considerada  um passo decisivo na melhoria da  operação  aérea  e contribuindo de forma decisiva para  “a redução  do seu impacto ambiental e ecológico, sendo uma iniciativa totalmente alinhada com a estratégia da companhia”.

“Chama-se ElectronicFlight Bag(EFB)e, de uma forma muito resumida,significa dizer que se trata de solução tecnológica FlySmart +, que se  apresenta  sob a forma física de um IPAD, e que vem para substituir um  conjunto relevante  de informação contida em manuais  e  outros  suportes  em  papel, pela  utilização  de  um equipamento digital”. refere a nota de imprensa

 Esta transformação  tecnológica,  promove a otimização da performance de voo e a diminuição significativa de consumos. “O processo pode parecer simples mas como se trata da aviação, está muito longe disso”.

Foi necessário um trabalho meticuloso com a NavBlue(uma empresa Airbus),e ainda um  processo  de  acreditação  igualmente  longo, “para  se  chegar finalmente à  fase  de  teste em que se encontra a companhia aérea e que se prolongará durante os próximos seis meses”.

O Electronic  Flight  Bag  (EFB)  é  um recurso  tecnológico  que  passa  a  ser  utilizado  pelas  tripulações  técnicas  no  cockpit,  mas  que tem impacto global em toda a operação de voo.

É por isso que é considerado  um projecto  que  assume  grande  relevância  na  operação  aérea  da  companhia,  representando  “um salto tecnológico na gestão e otimização do voo, com ganhos reais nos cálculos de performance da operação da frota”, com particular relevância para o consumo e “consequente redução de emissões deCO2, o que resulta, igualmente, no aumento de níveis de segurança, através da ergonomia do acesso dos Pilotos à informação operacional, especialmente em fases críticas do voo.AAzores  Airlines  será  a  primeira  companhia  aérea  em  Portugal  a  utilizar o ElectronicQuick  Reference  Handbook(Airbus eQRH), uma   aplicação   recentemente   adicionada   ao   EFB   que   vem   substituir os check lists(lista   de   procedimentos   obrigatórios) tradicionais, até aqui em suporte de papel, apresentando-os de uma forma dinâmica e sequencial, de acordo com a fase do voo.


A este respeito, será de recordar que a SATA Air Açores foi uma pioneira na Europa, quando procedeu à implementação do EFB na sua operação aérea, processo este que se encontra totalmente consolidado na transportadora regional, com provas dadas da sua eficácia. O alcance do projecto do EFB  não se esgotará no trabalho de cockpit, pois integra um espaço tecnológico a bordo dos  aviões em que cada vez mais a gestão da informação, associada a comunicações ativas e em tempo real, permitem fazer escolhas que fazem a diferença num cenário dinâmico e concorrencial, onde pequenas otimizações, por menores que sejam, podem traduzir-se em relevantes ganhos.

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