Aviação no pós-pandemia: formação de qualidade é a chave

por: João Maria Aguiar de Sousai
Aviação no pós-pandemia: formação de qualidade é a chave
Divulgação

A Associação Internacional de Transporte Aéreo divulgou uma pesquisa sobre os requisitos fundamentais, para uma formação profissional de qualidade na indústria da aviação.


De acordo com uma pesquisa conduzida por cerca de 800 líderes de Recursos Humanos na indústria da aviação, é necessário formar trabalhadores devidamente qualificados na área da aviação, uma vez que esta será a chave para o sucesso do sector no pós-pandemia.
Para tal, os programas de formação terão de ser adaptados, sendo que a principal prioridade passará por fazer uma avaliação das equipas de trabalho e cruzá-la com os requisitos de competências elaborados pelas organizações.

Este é um processo que já foi feito por várias empresas anteriormente, como forma de compreender quais as capacidades dos das equipas de trabalho, o que permitiu ajustar os novos requisitos operacionais. Neste período de reestructuração, as empresas vão também apostar na recuperação de trabalhadores com experiência na área.
Após pesquisa, os resultados demonstram que os tópicos de segurança, operações e economia foram identificados como aqueles que necessitam de maior formação, tendo em conta a situação actual. Neste contexto, a segurança foi considerada particularmente importante para companhias aéreas, serviços terrestres e aeroportos.
“A IATA tem vindo a fornecer formação a profissionais da aviação há quase 50 anos. A natureza técnica da nossa indústria, juntamente com requisitos rigorosos definidos pelas regulamentações, leva a que haja a necessidade de estandardizar a formação no sector.”, declarou o Vice-Presidente Interino Sénior da IATA.
No seguimento desta linha de raciocínio, Frédéric Lager garantiu que “vamos continuar a adaptar o nosso portfolio para assegurar que conseguimos contribuir para o reerguer da indústria.”
No que toca ao método de ensino, o foco passará a incidir sobre os meios digitais, em detrimento da formação em sala de aula. Isto porque, as opções de ensino digital já desempenharam um papel fundamental em algumas das iniciativas da associação, durante a pandemia.
Cursos especiais de ensino online para a formação de equipas de cabine, ou módulos de formação para o transporte de fármacos e vacinas pelo meio aéreo, são alguns dos exemplos de iniciativas que demonstraram ser fundamentais para a indústria da aviação.

Numa altura em que aviação está em processo de reconstrução, temas como a sustentabilidade e a digitalização vão ganhar importância e é por isso que a IATA já se encontra a estabelecer contacto com parceiros académicos, com o objectivo de criar cursos que atraiam talento e ajuda para formatar o futuro da aviação.

Leger salientou ainda a capacidade de adaptação, por parte da Associação Internacional de Transporte Aéreo, relativamente aos requisitos em mudança. “Com o trabalho terrestre feito em termos de sustentabilidade e digitalização, estamos a preparar-nos para satisfazer as necessidades do futuro para os trabalhadores da aviação.”

João Maria Aguiar de Sousa

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade