Confederação Turismo de Portugal contra a inclusão de Alcochete como alternativa

por: Zita Ferreira Braga

A Confederação Turismo de Portugal manifestou-se “contra inclusão do campo de tiro de Alcochete proposta pelo Governo


A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) fez saber que “está contra a inclusão de Alcochete entre as alternativas propostas pelo Governo para o aeroporto de Lisboa, na sequência do ‘chumbo’ do Montijo pela ANAC”.


Num comunicado de hoje, a CTP, citada pelo PressTur,  “lamenta que, no âmbito da decisão da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) de indeferir o pedido de apreciação prévia de viabilidade da construção do aeroporto complementar no Montijo devido ao parecer desfavorável de duas autarquias, o Governo pondere a possibilidade de recuperar outras opções de localização que foram amplamente discutidas e abandonadas, como é o caso de Alcochete”.

E Francisco Calheiros acrescente: “Não podemos aceitar mais um adiamento, temos de avançar para a solução que melhor responde em termos de custos, competitividade e rapidez a um problema que se arrasta há mais de cinco décadas”, afirmou Francisco Calheiros, presidente da CTP, citado no comunicado.

Francisco Calheiros considera ainda que “a recuperação económica do país depende do aumento da nossa capacidade aeroportuária”. E segue questionando: “Quantas mais avaliações e estudos vamos precisar para tomar uma decisão sobre uma obra essencial que o próprio Governo considera de interesse nacional e estratégico?”.

Entretanto, o Governo ao ter conhecimento da decisão anunciou ontem “que vai estudar três alternativas para a construção de um novo aeroporto para a região de Lisboa e que vai mudar a lei para impedir que as autarquias possam vetar a sua construção”.


As três alternativas anunciadas pelo Governo são o aeroporto Humberto Delgado como principal infra-estrutura e o Montijo como complementar; o Montijo com plano para se tornar aeroporto principal e o aeroporto Humberto Delgado como complementar; e, por último, a construção de um novo aeroporto internacional de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways