Mario Draghi pretende ceder a Alitalia à Luthansa, recusando que seja pública

Mario Draghi pretende ceder a Alitalia à Luthansa, recusando que seja pública
Divulgação

A União Europeia pede que a nova companhia seja realmente nova e não uma reformulação da “velha” Alitalia


Italia tem um novo governo  e desde há muito que é um governo serio. Assim a ideia de tentar criar uma Alitalia pública ficará como recordação.

De acordo com La Republica e la Stampa, o governo de Mario Draghi compreende que hoje não se pode ter uma companhia aérea estatal.
Deste modo, pensam que a Lufthansa trará o resgate ( embora curiosamente a Lufthansa já tenha hoje uma boa parte de capital público).

Os passos imediatos seriam primeiro entregar ao estado o activo de que não necessita; segundo pôr aviões, propriedades e marcas no nome da sua subsidiária Cityliner, finalmente entraria a Lufthansa com o capital. Este é o novo plano que em Italia dura o que dura um governo.

Segundo consta o que aconteceria com a Alitalia difere ligeiramente.O objectivo dizem seria não prejudicar os colaboradores, o que é bastante difícil de conseguir.

E ainda satisfazer as exigências europeias, que pede que a nova companhia seja realmente nova e não uma reformulação da velha Alitalia.Este é o detalhe do plano que deve desenvolver-se em três fases., escreve La Repubblica.

A primeira tem como protagonista o comissário Giuseppe Leogrande, actualmente à frente do que resta da Alitalia que deveria ceder a outra empresa, certamente a filial Cityliner, para que depois esta o faça ao ministério da Economia todos os activos da antiga Alitalia, desde aviões a edifícios incluindo a marca, e o sistema de fidelização Millemiglia, que tem algum valor e também uma parte dos colaboradores, cerca de 5.500. Estaria assim englobadas  o handling e a manutenção.


Numa segunda fase, a Cityliner seria vendida ao Ministério da Economia e então o Ministerio da Economia poderia encomendar à Cityliner a tarefa de reiniciar as operações com outro nome.

Também está pouco clara a ideia de que finalmente está em marcha Ita, que acaba de ser criada. Também não se sabe com que numero de colaboradores um tema delicado.

RIU Hotels & Resorts

FITUR 2021

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade