A companhia Latam Airlines deixa de trabalhar com Amadeus, escolhendo Travelport e Sabre
O Grupo da Latam Airlines comunicou há dias a sua intenção de abandonar os acordos estabelecidos com o GDS Amadeus pedindo às suas agências que passe a tratar com Sabre e Travelport.
Perante esta decisão, o Forum Latinoamericano de Turismo (Folatur) que reúne as principais associações de agências de viagens e operadores turísticos de onze países do Cone Sul opôs-se fortemente a esta medida.
Para a Folatur- que inclui entre outras a FAEVYT, ACHET e AUDAVI de Argentina, Chile e Uruguai respectivamente- é inadmissível que as Agências de Viagem Independentes que têm contrato com a Amadeus percam o conteúdo desta companhia aérea.
E o comunicado acentua: “A concretizar-se afectará gravemente a viabilidade das agências da América Latina
As agências consideraram que a Latam é improcedente dado que representa o oposto de um GDS, uma vez que é um sistema fechado para o Mundo Latam (não permite integrar nem operar na oferta global) nem tem um contrato que regule as partes ( que dê fiabilidade ao sistema e permita competir em igualdade de condições com este provedor) entre outros aspectos.
Por outro lado esclarece “ Para a Folatur, a acção que a Latam pretende implementar, parece extremamente temerária e incompreensível, deixando numa situação de extrema vulnerabilidade tanto o canal de distribuição como o dos consumidores”.