Taxas aeroportuárias, para o Reino Unido, não sofrem alterações

por: António Manuel Teixeira
Taxas aeroportuárias, para o Reino Unido, não sofrem alterações
Michael Probst/AP

O Reino Unido deixou oficialmente de fazer parte da União Europeia, mas o Governo português negociou inalteráveis os valores das taxas aeroportuárias.

Oficialmente, a 01 de Janeiro de 2021, o Reino Unido deixa de fazer parte da União Europeia, implicando que todos os passageiros que voem entre aquele território e Portugal devam pagar uma taxa aeroportuária de segurança mais elevada.

No entanto foi negociado entre os dois países a regra que permite que estes passageiros paguem uma taxa aeroportuária de segurança de €3,20. Evita-se, deste modo que passassem a pagar uma taxa de €6,21, que é o valor correspondente aos passageiros que embarcam em voos considerados internacionais.

Este valor manter-se-á inalterado até ao dia 31 de Dezembro de 2021, "podendo esta decisão ser reavaliada antes dessa data, em função da eventual conclusão do acordo definitivo sobre a relação futura entre a União Europeia e o Reino Unido", refere Governo português.

É também referido que dada a importância do "mercado turístico britânico" para Portugal, bem como "a mitigação de alguma instabilidade na decisão de viagem com origem no mercado britânico", justifica-se "a manutenção do nível de taxa de segurança no valor actual", explica o Governo nacional.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade