Pedro Nuno Santos cumpre promessa e vai reunir com os sindicatos da TAP

por: António Manuel Teixeira
Pedro Nuno Santos cumpre promessa e vai reunir com os sindicatos da TAP
O Turismo PT

Em Dezembro o ministro das Infraestruturas reúne-se com os sindicatos dos trabalhadores da TAP para discutir o plano da reestruturação da companhia. Os sindicatos vão falar primeiro com a administração da TAP.

Pedro Nuno Santos, tinha prometido no Parlamento falar com os sindicatos sobre a reestruturação da TAP e vai cumprir a promessa no início de Dezembro. Embora as reuniões não vão decorrer todas no mesmo dia, o ministro não divulga a agenda.

No entanto os sindicatos irão encontrar-se com a administração da TAP, o que está previsto acontecer no final desta semana, antes da reunião com o ministro.

Quando os sindicatos da TAP se sentarem à mesa com o ministro, irá faltar menos de dez dias para o fim do prazo que Bruxelas deu à TAP para apresentar um plano de reestruturação e de viabilidade da companhia na direcção da concorrência europeia (DG Comp). Não se perspectiva, por isso, a existência de grande espaço para negociação, noticiou o Expresso.

Os sindicatos queixam-se de falta de informação, assim como da participação na elaboração do plano de reestruturação. Por esse motivo receiam que lhes seja apresentado um plano fechado. Ao contrário de Portugal, a maioria das companhias europeias têm estado a negociar com negociar com os sindicatos.

Há cerca de duas semanas os sindicatos saíam com um enorme sentimento de frustração e de preocupação das reuniões técnicas que tiveram com a BCG Consulting, empresa que está responsável pela assessoria da TAP no processo de reestruturação, e com Miguel Malaquias, o representante da administração e coordenador do projecto de reestruturação, segundo o Expresso.

"A reunião decorreu sem a presença de nenhum elemento do Conselho de Administração ou da Comissão Executiva, facto que não podemos deixar de lamentar. A menos de um mês da apresentação do Plano à Direcção Geral da Concorrência Europeia (DG Comp), contávamos que hoje nos fossem apresentadas as medidas concretas que decorrerão da implementação do plano de reestruturação", disse então o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo e Aviação Civil (SNPVAC), em nota aos associados.

"Continuamos à espera que o sr ministro das Infraestruturas nos venha esclarecer sobre o que se passa com o processo de reestruturação, que vai ser apresentado em Bruxelas", disse então ao Expresso Henrique Louro Martins, presidente do sindicato.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade