Lisboa distinguido como melhor Aeroporto Europeu 2020 pelo ACI

Lisboa distinguido como melhor Aeroporto Europeu 2020 pelo ACI
Divulgação

ACI Europe, Organização Internacional de Aeroportos distingue Aeroporto Humberto Delgado como “Best European Airport 2020”

.

 Este prémio distingue a responsabilidade e compromisso do Aeroporto Humberto Delgado face à pandemia COVID-19.

O Aeroporto Humberto Delgado, bem como todos os aeroportos da ANA Aeroportos de Portugal têm implementado medidas de proteção desde o início desta crise, em  Dezembro 2019, numa colaboração muito directa com as autoridades de Saúde, com novas medidas e sobretudo criando novos e melhores procedimentos sempre que necessário.

A distinção para Lisboa é na categoria de aeroportos que operam entre 25 e 40 milhões de passageiros. A ANA Aeroportos de Portugal segue as orientações emanadas das entidades de Saúde, promovendo “o desenvolvimento da inovação aplicada à operação aeroportuária com vista a aumentar a segurança sanitária e a melhorar a experiência do passageiro”.

Cumprindo as normas nacionais e internacionais, o Aeroporto, sempre que é necessário, adapta os seus espaços “às medidas de mitigação do contágio necessárias”.


Para além das recomendações de distanciamento físico, com a adequada sinalética aos espaços, bem como  um “reforço da limpeza e desinfeção com utilização dos procedimentos mais inovadores”, não esquecendo a “medição de temperatura a todos os passageiros que chegam”.

 Foram igualmente ajustados “os fluxos de passageiros de forma a prevenir concentrações” em paralelo com uma forte campanha de comunicação/informação aos passageiros (“Protecting each other” - VINCI Airports - implementada nos 45 aeroportos da rede, dando as mesmas referências visuais aos passageiros em todos os seus aeroportos).

Há ainda a destacar a Unimotor, uma plataforma digital que acompanha “estas medidas e regista o feedback dos passageiros com resposta em tempo real, através de QR-code” e também, a implementação de soluções contactless bem como a  utilização de equipamento de desinfeção “com avançada tecnologia UV para grandes áreas e equipamentos como balcões, carros de bagagem, tabuleiros raio-x, entre outros”.

Assim e rapidamente a ANA, contratou e instalou laboratório de testes PCR para passageiros oriundos de determinados países e apoiou a logística para implementação do PLC (passenger locator card).

De salientar que todas as lojas, restaurantes e outros espaços de actividade comercial “seguem as regras gerais definidas pela legislação portuguesa”.


Deste modo verifica-se que a ANA está “totalmente empenhada em contribuir para o esforço nacional de mitigação dos riscos assegurando, com a maior segurança possível”, um serviço público seguro, e segurança na operação nos Aeroportos de Portugal.


Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Airports, afima: "Estamos muito honrados com a parceria que tem sido seguida com as autoridades portuguesas desde 2013. A VINCI Airports pretende continuar a desenvolver o Aeroporto de Lisboa como uma porta de entrada eficiente, sustentável e inovadora, que irá contribuir para a recuperação económica e do sector do turismo em Portugal”.

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade