Aviação testa solução que permita mais eficiência e fluidez na Europa

Aviação testa solução que permita mais eficiência e fluidez na Europa
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Indústria da Aviação testa solução chave que permita voar com  mais eficiência e fluidez nos céus da Europa



A crise da Covid 19 “colocou em evidência a necessidade de impulsionar a criação do “Céu Digital Europeu”, um sistema mais inteligente, sustentável e resiliente a longo prazo

A indústria de aviação europeia concluiu os testes finais da “nova solução SESAR, de interoperabilidade terra-terra (IOP), um sistema desenhado para permitir aos 63 centros de controlo de tráfego aéreo do continente trocar informações em tempo real sobre as trajectórias de voo que controlam” e deste modo promover uma gestão mais fluída e mais eficiente do tráfego aéreo.

É um marco que se alcança no momento “de uma crise sem precedentes” devido à pandemia da Covid 19, acelerando a criação do “Céu Digital Europeu para assegurar uma recuperação mais inteligente e sustentável a longo prazo.

Os prestadores de serviços de navegação aérea da Alemanha (DFS), França (DSNA), Espanha (ENAIRE), Itália (ENAV) e o Centro de Controlo do Espaço Aéreo Superior de Maastricht (MUAC) do EUROCONTROL, bem como os fornecedores de tecnologia Indra, Leonardo e Thales, “colaboraram no seu desenvolvimento, no âmbito do programa de investigação e inovação da SESAR Joint Undertaking (SESAR 2020)”.

A solução aborda um problema recorrente no espaço aéreo europeu. Muitos voos são obrigados a ajustar a sua trajectória ou velocidade, cada vez que atravessam uma fronteira ou sector aéreo, de forma a evitar conflitos com outras aeronaves. Esta situação ocorre principalmente porque os centros de controlo de tráfego aéreo partilham e actualizam as informações de trajectória de voo de forma sequencial.


Para ultrapassar este problema, o projecto de “interoperabilidade terra-terra (IOP) 4DTM da SESAR JU, coordenado pela Indra”, desenvolveu uma nova solução que permite partilhar informação fiável, completa e actualizada sobre a trajectória de um voo, desde a descolagem à aterragem, que tem em conta quaisquer possíveis restrições nos diferentes espaços aéreos e sectores que irá atravessar.

Os últimos ensaios englobando esta solução, depois dos realizados em Abril 2019, tiveram lugar no mês de Junho durante duas semanas, “num ambiente de simulação que reproduziu as operações normalmente geridas pelos centros de controlo de Maastricht, Reims, Karlsruhe, Genebra, Zurique, Pádua e Milão.


Graças à solução IOP, todas as ações levadas a cabo por cada centro foram imediatamente visualizadas pelos outros, eliminando a incerteza sobre as condições em que um voo entra noutro espaço aéreo e a necessidade de alterar a sua rota.

O objectivo final desta solução é “assegurar um controlo do tráfego aéreo mais fluído e eficiente na Europa, permitindo a gestão de mais voos, com maior precisão e pontualidade, “reduzindo os custos para as companhias aéreas, as emissões de CO2, ao mesmo tempo que oferece um melhor serviço aos passageiros”.


Com esta solução o controlo aéreo poderá realizar-se de forma silenciosa, uma vez que os controladores não terão de se coordenar por telefone com os seus homólogos nos centros adjacentes.

Com este objectivo, e aplicando o conceito de "objecto de voo ou flight object como é mais conhecido", todos os centros de controlo partilharão a mesma informação e terão a possibilidade de solicitar alterações às rotas de voo em tempo real.

Alguns casos de utilização testados nos exercícios realizados em junho consistiram em:

  • Alterações na altitude de voo solicitadas pela aeronave para evitar tempestades
  • Alterações de rota solicitadas pela aeronave para encurtar distâncias
  • Atualizações em tempo real da informação de trajetória de voo utilizando dados de objetos de voo
  • Verificar a flexibilidade do processo de transferência de procedimentos de voo entre centros de controlo
  • Gestão coordenada entre centros de controlo
  • Mecanismos de simulação para prever e negociar mudanças

A solução IOP reúne tecnologia e protocolos de comunicação terra-terra que permitem operações de voo eficientes entre diferentes países e regiões e suporta trajetórias de voo 4D (3-dimensões + tempo) com troca de rotas em tempo real entre as partes envolvidas.


Os resultados destes testes serão tornados públicos até ao final do ano e serão utilizados para atualizar a norma ED133 desenvolvida pela Organização Europeia para o Equipamento da Aviação Civil (EUROCAE), que irá lançar as bases para a futura industrialização e implementação deste tipo de sistema.


Trata-se de um projecto financiado pela SESAR Joint Undertaking no âmbito do programa de investigação e inovação da União Europeia Horizonte 2020 e do acordo de subvenção número 734161

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