NAV com menos 136 mil voos no terceiro trimestre

 NAV com menos 136 mil voos no terceiro trimestre, apresentando deste modo uma quebra de 60,4%

NAV Portugal geriu 89,7 mil movimentos no terceiro trimestre, embora o tráfego tenha recuperado em Julho e Agosto diminuindo de novo em Setembro, mas as perspectivas de melhoria para o que resta do ano não são muito animadoras.

A NAV Portugal geriu 89,7 mil voos no terceiro trimestre do ano, menos 136,6 mil voos (-60,4%) comparando com os mesmos três meses do ano passado, e com base na recuperação de tráfego que se fez sentir em Julho e Agosto.

Apesar da evidente quebra em comparação com 2019, certo é que os números do terceiro trimestre trouxeram uma melhoria significativa aos números  do segundo trimestre de 2020, talvez o período mais «castigado» pelo impacto da pandemia na aviação.

Entre Abril e Junho de 2020 a NAV tinha gerido 17,9 mil movimentos nos céus portugueses, menos 91,4% que em igual período de 2019.


No entanto e mesmo considerando, os números do terceiro trimestre face ao período imediatamente anterior, “é de sublinhar que o trimestre fica negativamente marcado pela inflexão na trajectória de recuperação que o tráfego estava a encetar desde Abril”, uma vez que os números de Setembro apresentam uma nova realidade para a evolução do tráfego.

Depois de em Abril os voos no espaço aéreo sob responsabilidade portuguesa terem caído quase 95%, para 4.018 movimentos, os meses que se seguiram foram sempre de melhorias mensais [gráfico infra], incluindo julho e agosto.
Em Julho, a NAV Portugal controlou 25,6 mil voos, menos 66,7% que no mesmo mês de 2019, mas três vezes mais que no mês anterior. Já em Agosto, o total cresceu para 34,7 mil (-55%).

Esta tendência de crescimento mensal, porém, travou com a chegada de Setembro, “com a incerteza relativamente à evolução da pandemia e a dificuldade em harmonizar políticas entre Estados em relação ao transporte aéreo, factores penalizadores da recuperação do tráfego”.

Em Setembro, a NAV geriu 29,4 mil voos, menos que o total de Agosto, e 59% abaixo do mesmo mês de 2019.

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade