Boston Consulting apoia processos de reestruturação da SATA

Boston Consulting apoia processos de reestruturação da SATA
Divulgação

A Boston Consulting Group foi a consultora escolhida pela SATA para a apoiar nos processos que a companhia tem em curso.



Uma das questões que tem em mãos é “a reestruturação da transportadora aérea açoriana, que Bruxelas tem de aprovar até ao final do ano

A Boston Consulting Group (BCG), uma empresa com muita actividade em Portugal, estado a acompanhar “as duas companhias aéreas portuguesas na reestruturação que ambas têm em curso, a TAP e a SATA”.

A consultora está desde Maio com a SATA, que, como a TAP,  está obrigada a apresentar em Bruxelas “um plano de reestruturação até ao final do ano”.

A companhia aérea dos Açores confirmou ao Expresso que BCG está há cerca de cinco meses a apoiá-la.

A Comissão Europeia deu luz verde à SATA para a mesma receber um auxílio de Estado no montante de 133 milhões de euros e, deste modo, tal como a a TAP, “foi obrigada a avançar para um plano de reestruturação”.

A companhia regional, presidida por Luís Rodrigues, tem ainda outro desafio, precisa de provar que “os aumentos de capital feitos depois de 2017 não são ilegais e não desrespeitaram as regras comunitárias”. O Governo Regional dos Açores tem até ao fim de Setembro para esclarecer Bruxelas.

O montante em causa são cerca de 49 milhões de euros, apurou o Expresso, e estão envolvidos dois aumentos de capital.

A companhia estatal açoriana vai ter de explicar porque razão considera que a injecção de capital feita desde 2017 cumpriu as regras comunitárias e não foi uma ajuda pública, que carecia de aprovação prévia da Comissão.

A consultora está envolvida em dois processos de reestruturação de empresas que foram atingidas em cheio pela pandemia e que enfrentam o desafio de, por um lado, satisfazerem as regras impostas por Bruxelas para quem recebe apoio, e por outro sobreviver num sector fortemente competitivo e em profunda crise.

A BCG foi também a consultora seleccionada para a elaboração do plano de reestruturação da TAP. e Já trabalha com a companhia desde 2015, após a privatização.

Sindicatos e Comissão de Trabalhadores não ficaram satisfeitos com a escolha, e temem que a sua proposta passe por diminuir consideravelmente o tamanho da TAP. Os trabalhos começaram a 17 de Agosto.

 
 
 

Votação Pública Festival ART&TUR

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade