TAP assegura serviços mínimos para a região Norte

TAP assegura serviços mínimos para a região Norte
Divulgação

Voos para EUA e Brasil e ligações aos principais hubs europeus são os “serviços mínimos” que a TAP irá assegurar para a região Norte.

No âmbito da cooperação recente entre a APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo e a TAP, e numa altura em que a questão da recuperação das rotas aéreas está na ordem do dia, a APHORT decidiu apresentar à transportadora aérea portuguesa, uma proposta que define aquilo que considera como os “serviços mínimos” que a TAP deverá ser capaz de operar, a curto prazo, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto.


Embora seja uma proposta simples justificada no entanto “pela capacidade imediata da transportadora retomar os voos de longo curso – assim que as autoridades nacionais o permitam - para mercados de grande relevância para a região, como os EUA e o Brasil”. No entanto, a TAP deverá ser capaz de assegurar igualmente a ligação da região Norte aos principais hubs europeus (como Londres, Amesterdão, Madrid/Barcelona, Paris e Frankfurt – esta última, juntamente com a Lufthansa), “de forma a garantir fluxos directos de turistas dessas cidades para o Porto e Norte, para além do acesso a um conjunto de ligações a outros destinos e a outras companhias que esses hubs proporcionam”.

Esta é a resposta mínima que a APHORT espera para a região Norte, na situação actual, e que a TAP, enquanto empresa nacional, deverá ter o dever estratégico de assegurar”, afirma o presidente da Associação, Rodrigo Pinto Barros. “Conforme tínhamos já explicado à TAP na última reunião que tivemos há duas semanas, os empresários de turismo da região não querem rotas a granel nem rotas só para fazer número, mas sim ligações que sejam relevantes para este destino”, defende, acrescentando ainda a ideia de que “a ponte aérea Lisboa/Porto não serve a região, na medida em que se revela ineficaz ao introduzir uma escala adicional desnecessária às viagens”.


A APHORT esteve também reunida com a ANA – Aeroportos de Portugal, com o objectivo de “acompanhar as perspectivas de retoma e a evolução do tráfego aéreo para os vários aeroportos nacionais”.
Dessa reunião resultou a perceção de que, no que diz respeito ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, existe a vontade por parte de várias companhias aéreas internacionais de retomar (e até de criar) ligações para o Porto, o que configura um sinal positivo para a região Norte. "Aquilo que esperamos é que uma vontade idêntica seja também manifestada pela TAP. De outra forma, acreditamos que há espaço para a criação de alternativas interessantes que não irão obrigar a região a ficar refém das decisões de uma única companhia aérea”, refere Rodrigo Pinto Barros.

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