British Airways, easyJet e Ryanair processam Governo Britânico

por: António Manuel Teixeira
British Airways, easyJet e Ryanair processam Governo Britânico
O Turismo PT

As companhias aéreas British Airways, easyJet e Ryanair lançaram uma acção legal contra o Governo britânico para eliminar a quarentena imposta aos viajantes que chegam ao Reino Unido.

Numa declaração conjunta, as empresas declararam que a quarentena em vigor desde dia 08 de Junho, com um período mínimo de duas semanas, "terá um efeito devastador no turismo e na economia do Reino Unido e destruirá milhares de empregos".

As companhias aéreas pediram que o assunto fosse levado à justiça o mais depressa possível, uma vez que a quarentena é muito restritiva e não se baseia em nenhuma consulta ou evidência científica.
As transportadoras apontam que a medida tem isenções quanto aos franceses e alemães que vão ao país todas as semanas e tem como alvo viajantes de países onde as taxas de contaminação pelo novo coronavírus são mais baixas do que as do Reino Unido.

O Governo britânico sugeriu que poderia estabelecer pontes aéreas para certos países, a fim de não comprometer o renascimento do turismo há muito aguardado pelo sector aéreo.
Mas as três empresas duvidam desse dispositivo e pedem ao Governo que restabeleça a quarentena introduzida em 10 de Março, válida apenas para viajantes de países de alto risco.

Após o encerramento das suas actividades por longas semanas devido à Covid-19, o sector aéreo planeou uma regresso muito gradual dos voos neste verão, mas esses planos foram interrompidos por esta quarentena.
Esta última, com duração de 14 dias, será reavaliada a cada três semanas e diz respeito a todas as chegadas por terra, mar e ar, independentemente de os viajantes residirem ou não no Reino Unido.
Serão realizadas verificações aleatórias sendo implementadas coimas 1.000 libras, mais de 1200 euros.

Excepções são feitas para transportadores rodoviários, pessoal de saúde, colhedores de fruta ou viajantes oriundos da Irlanda.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways