EASA/ECDC lançam sugestões para uma harmonização de medidas no regresso

por: Zita Ferreira Braga

 International Air Transport Association (IATA) acolheram as normas divulgadas pela EASA e pela ECDC no que respeita à prevenção de doenças tendo em conta um regresso seguro ao transporte aéreo na Europa.


As orientações da EASA e da ECDC estão alinhadas com as recomendações vindas de aeroportos e companhias de aviação para uma aplicação atempada de medidas temporárias para proteger a saúde pública enquanto se processam serviços aéreos possíveis que ajudem à recuperação económica europeia.

Mas estas linhas de orientação só se tornarão efectivas se todos os Estados europeus procederam a uma implementação organizada reconhecendo os esforços de cada um.

Qualquer falha fará diminuir a confiança do público no sistema da aviação, com as respectivas consequências negativas para a economia e emprego.
As medidas chave indicadas pela EASA incluem:
A distância física  deve ser mantida na infraestrutura do terminal aeroporto, tais a entrega e recolha de bagagem devem ser melhoradas para evitar a criação de filas.

Recomenda-se o uso de máscaras no aeroporto e a bordo tal como será fornecido material adequado à tripulação.

Frequente limpeza do aeroporto é exigida sobretudo para as  superfícies que são muitas vezes utilizadas.

Dentro do possível as companhias aéreas devem criar condições para o distanciamento entre os passageiros seja o recomendado. Membros da mesma família podem ficar sentados juntos.

EASA e ECDC desenvolveram um trabalho que permita recuperar os voos de forma a proteger a saúde pública…
Por outro lado é absolutamente necessário que todos os estados europeus se harmonizem e trabalhem no mesmo sentido.
Quaisquer desvios do estabelecido prejudicará a saúde publica e a recuperação económica. IATA fará com estas normas sejam eficientes “afirmou
Rafael Schvartzman, IATA’s Regional Vice President para a Europe.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade