The International Air Transport Association (IATA) está a suportar o custo do uso de máscaras por passageiros e tripulantes enquanto a bordo.
The International Air Transport Association (IATA) suporta o uso de protecção para os passageiros e máscaras para atripulação enquanto está a bordo de forma a implementar o regresso dos passageiros aos voos.
A IATA não suportará o custo da medida de distanciamento social que poderão levar a “lugares do meio” vazios.
A evidência leva a concluir que o risco de transmissão a bordo de um avião é baixo.
A protecção dos passageiros e tripulação com as máscaras poderá reduzir este risco já de si pouco elevado, evitando também os problemas que poderão existir por uma falta de distanciamento a bordo.
A medida é uma alternativa ao distanciamento social que deixariam assentos vazios entre passageiros. De acordo com a entidade, o risco de transmissão a bordo das aeronaves é baixo.
O uso de máscaras por passageiros e tripulantes o reduzirá ainda mais, evitando também um drástico aumento nos custos das viagens aéreas que as medidas de distanciamento social a bordo causariam.
Alexandre de Juniac, director geral e CEO da IATA afirma: “ a segurança dos passageiros e da tripulação são o mais importante. A industria da aviação está a trabalhar com os governos no sentido de recomeçar a voar quando tal seja possível de forma segura. A evidência leva a concluir que o risco de transmissão a bordo de um avião é baixo.
E o CEO da IATA continua terminando "Por isso tomaremos as medidas necessárias, tal como protecção para os passageiros e máscaras para a tripulação, e ainda outros elementos de protecção. Deste modo chegaremos a uma solução que dê aos passageiros a confiança necessária para voar mantendo o custo de voara confortavelmente. Um sem o outro não trará qualquer benefício”.
Além da utilização recomendada de máscaras há ainda outras medidas propostas pela IATA que incluem:
Medição da temperatura de passageiros, funcionários do aeroporto e viajantes,
Processos de embarque e desembarque com contacto reduzido com outros passageiros ou tripulação,
Movimentação limitada na cabine durante o voo,
Limpeza da cabine mais frequente e reforçada, e
Procedimentos simplificados dos serviços de alimentação para reduzir a movimentação da tripulação e as interações com os passageiros.