Miguel Frasquilho pede "isenção de pagamento de taxas aeroportuárias" à ANA Aeroportos

Miguel Frasquilho pede "isenção de pagamento de taxas aeroportuárias" à ANA Aeroportos
Cristina Bernardo/Jornal Económico

O presidente do Conselho de Administração da TAP, Miguel Frasquilho, esteve no Parlamento e revelou que já pediu a ajuda do Estado, por exemplo, para isentar a empresa do pagamento de alguns impostos durante um ano.

Miguel Frasquilho justificou-se aos deputados que o sector da aviação enfrenta uma crise a nível mundial e a empresa portuguesa não está excluída, de forma alguma, desta crise.

O "chairman" referiu ainda que o apoio às operadoras aéreas acontece "em todos os países europeus", tal como nos Estados Unidos, "onde foi negociado um pacote de auxílio às empresas" e onde está em cima da mesa a tomada de participações na estrutura accionista em diversas empresas de aviação.

O presidente da companhia aérea salientou que o "reforço da posição accionista do Estado não pode ser descartada" no contexto actual, como "nenhum cenário pode ser descartado", tendo em conta a pandemia do novo coronavírus e realçou: “Temos a expectativa que possamos conhecer essa resposta muito em breve”.

O gestor explicou na Assembleia da República que entre as medidas incluem-se o alargamento do pagamento da taxa TSU pela empresa à Segurança Social, assim como o alargamento do prazo da entrega da TSU e do IRS, assim como “reformas antecipadas voluntárias, licenças sem vencimento voluntárias” ou a “isenção de pagamento de taxas aeroportuárias cobradas pela ANA Aeroportos durante um ano”.

Admitindo a possibilidade da nacionalização da Companhia, Miguel Frasquilho afirmou que “quando se formula um pedido de auxílio, esperamos que haja receptividade. Mas estamos conscientes que esse auxílio aparecerá com um condicionalismo associado. Quem ajuda pode impor condições, e é nesse contexto que o auxílio acontecerá”.

RIU Hotels & Resorts

FITUR 2021

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade