António Costa afirmou: "Não podemos excluir necessidade de nacionalizar TAP"

António Costa afirmou: "Não podemos excluir necessidade de nacionalizar TAP"
Divulgação

Depois do Ministro das Finanças, o primeiro-ministro também não afasta a hipótese de a TAP vir a ser nacionalizada.

 

O cenário foi assumido por António Costa esta terça-feira em entrevista à rádio Observador, em que lembrou que nenhuma companhia está em condições para realizar novos investimentos.

"A TAP é fundamental", disse o primeiro-ministro à rádio Observador, esta terça-feira. Por esse motivo não exclui a necessidade de nacionalizar a Companhia, em linha com o que o ministro das Finanças, Mário Centeno, tinha já referido anteriormente.

António Costa afirmou que “não há nenhuma razão para excluir qualquer instrumento de acção pública que venha a ser necessário. Sobre a TAP, sabemos que o sector da aviação civil sofre uma situação devastadora. Não podemos excluir necessidade de nacionalizar TAP ou outra empresa fundamental para o país. Não podemos deixar agravar a crise económica”.

Costa recordou que vários accionistas privados da TAP “tinham manifestado posição de alienar” as respectivas participações. Mas após a pandemia do coronavirus, “não há nenhuma companhia aérea que esteja a pensar em novos investimento".

Já na segunda-feira à noite, em entrevista à TVI, o ministro das Finanças tinha admitido a nacionalização da transportadora aérea TAP como uma possibilidade de viabilizar a companhia, recusando descartar opções de recuperação da economia na sequência da pandemia de Covid-19.

Mas António Costa, à Rádio Observador, salientou o papel da transportadora nas últimas semanas, seja na montagem de operações de repatriamento de portugueses que no estrangeiro, seja no transporte de material médico para reforçar o tratamento aos infectados pelo novo coronavírus.

Até 04 de Maio, a operação comercial da TAP está reduzida a cinco voos por semana: dois voos semanais para o Funchal, dois voos por semana para Ponta Delgada e um voo semanal para a ilha Terceira durante este período.

RIU Hotels & Resorts

FITUR 2021

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade