Depois da anunciada a suspensão dos voos entre Portugal e as regiões mais afectadas pelo coronavírus em Itália, o Governo português decidiu alargar o impedimento a todas as viagens aéreas rumo aquele país.
A suspensão entra em vigor a partir do início desta quarta-feira prolongando-se até 24 de Março. Esta medida leva à suspensão de mais de 2.500 voos por parte da TAP
“A monitorização constante da evolução da epidemia e perante a decisão de Itália de colocar todo o país de quarentena, foi decidido alargar esta medida, com um novo despacho a estender esta suspensão a todas as regiões de Itália a partir das 00:00 de 11 de Março e pelo mesmo período de 14 dias. (24 de Março)”, diz um comunicado do gabinete do ministro das Infraestruturas, Nuno Pedro Santos, enviado às redações na tarde desta terça-feira.
O Governo português vem assim alargar a suspensão que já tinha determinado na segunda-feira para os voos entre Portugal e as regiões de Itália Emilia Romana, Piemonte, Lombardia e Veneto, as mais afectadas pelo surto.
Itália registou 168 mortes por coronavírus nas últimas 24h
No comunicado disponibilizado esta terça-feira, esclarece ainda as exceções a esta suspensão. “Os despachos não são aplicáveis a aeronaves do Estado, voos para transporte exclusivo de carga e correio, bem como a voos de caráter humanitário ou de emergência médica e a escalas técnicas para fins não comerciais“, especifica em linha com o que estabelecia a suspensão anterior.
“Trata-se de uma medida de prevenção e em nome da proteção da saúde pública“, conclui o comunicado