“D.Fuas Roupinho” voa agora pelo mundo no novo avião da Frota da TAP

por: Zita Ferreira Braga

“D.Fuas Roupinho” que por milagre não voou das arribas da Nazaré, voa agora, seguro, no novo avião da Transportadora Aérea Portuguesa

 “D. Fuas Roupinho”,, cavaleiro de D.Afonso Henriques, foi o nome dado ao Airbus A330neo CS-TUN, cavaleiro de D.Afonso Henriques, que a partir de agora cruzará os céus nas rotas internacionais da Companhia.

Apesar de não existirem documentos oficiais que o comprovem, esta personalidade da História portuguesa é apresentada como nobre cavaleiro da ordem dos Templários, Senhor de Porto de Mós e primeiro Almirante da Esquadra Portuguesa, tendo cumprido um importante papel na defesa do reinado de D. Afonso Henriques, de quem era conselheiro próximo.

Sobre a verdadeira identidade de D. Fuas Roupinho, a História atribui-lhe um estatuto semi lendário, ou não fosse ele o protagonista da conhecida lenda da Nazaré.

Conta a lenda que numa manhã de nevoeiro na Nazaré, a 14 de Setembro de 1182, D. Fuas perseguia, montado a cavalo, um veado que se dirigiu para o cimo de uma falésia e que viu desaparecer.
Quando D. Fuas deu conta, estava no topo da arriba à beira do precipício. Sobressaltado pelo perigo, o cavaleiro pediu auxilio à Senhora da Nazaré e de imediato cavalo terá fincado as patas na falésia rochosa e ficou suspenso, salvando a vida de D. Fuas. Em gratidão para com a Virgem, o cavaleiro ordenou a construção da Ermida da Memória, que ainda hoje pode ser visitada.

 Mas D.Fuas era um homem de armas pelo dele se contam muitas histórias, algumas serão verdade outras nem por isso, mas certo é que D.Fuas esteve nos combates marítimos e nas ações de pirataria contra os muçulmanos, no início da década de 80 do século XII

 Verdade ou não o certo é que Camões não o esqueceu quando escreveu a sua epopeia sobre o povo português..

D. Fuas Roupinho junta-se agora a outros nomes grandes da História de Portugal, como D. Afonso Henriques, D. Dinis, D. Maria II ou Marquês de Pombal, cruzando os ceus dos continentes.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade